Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-12-2007

Shopping popular é emparedado na Avenida Paulista
O Promocenter, shopping popular da Avenida Paulista
Shopping popular é emparedado na Avenida Paulista
Foto: www.g1.com.br

O Promocenter, shopping popular da Avenida Paulista, foi emparedado pela Prefeitura de São Paulo nesta quarta-feira (19) por falta de segurança. As portas de outros dos shoppings populares da região (Stand Center e Alameda Center) também devem ser fechadas com blocos de concreto ainda nesta quarta.

O Stand Center será emparedado por alteração na planta e por não cumprir as normas de segurança exigidas. "Será emparedado como forma de mostrar à população que o comércio de mercadorias ilícitas não é permitido", afirmou o secretário de Habitação, Orlando Almeida

O secretário disse que o contrato de locação do Stand Center venceu em abril e que os proprietários do condomínio não se comprometaram em renová-lo. João Carlos Nogueira de Miranda, advogado do Stand Center, disse que vai aguardar um posicionamento dos proprietários sobre o contrato vencido em abril e se realmente houve quebra de contrato. "A planta não foi alterada e estamos de acordo com as normas de segurança. Tentaremos acatar todas as solicitações", disse.

O proprietário do prédio pode começar a se adequar às normas a partir desta quarta-feira desde que em acordo com os sublocatários dos boxes. Os comerciantes que possuem notas fiscais poderão retirar suas mercadorias acompanhados de fiscais da Secretaria da Fazenda e da Guarda Civil Metropolitana.

Até as 13h40, nenhum dos comerciantes havia retirado suas mercadorias, porém muitos contestavam a medida da prefeitura.

Os responsáveis pelos shoppings Promocenter, na Avenida Paulista, e Alameda Center, na Alameda Santos, não foram encontrados pela reportagem do G1. Os estabelecimentos foram fechados por falta de segurança. Ambos terão 48 horas para apresentar à prefeitura licença de funcionamento.

O quarto shopping fiscalizado, o Tec Shopping, também na Avenida Paulista, já estava fechado quando a força-tarefa chegou ao local.

Foram apreendidas mercadorias em apenas em um deles, no Promocenter. Segundo a força-tarefa, os relógios apreendidos são falsificados. O objetivo é combater a falsificação, o descaminho (venda de mercadorias importadas sem o pagamento de impostos), o contrabando e a sonegação de impostos.

A ação é realizada pela Receita, Secretaria da Fazenda, prefeitura, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana.

Fonte: www.g1.com.br
 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir