Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-12-2007

Chefs e donos de restaurantes reclamam de lei que prevê câme
Os donos de restaurantes, chefs e cozinheiros de São Paulo reagiram com irritação à aprovação do projeto de lei que prevê câmeras nas cozinhas de São Paulo.
Chefs e donos de restaurantes reclamam de lei que prevê câme
Foto: www.g1.com.br

Os donos de restaurantes, chefs e cozinheiros de São Paulo reagiram com irritação à aprovação do projeto de lei que prevê câmeras nas cozinhas de São Paulo. A proposta, que faz parte do pacotão de leis aprovadas na terça-feira (18) pela Câmara Municipal, torna obrigatória a instalação do equipamento em restaurantes com capacidade para mais de 30 pessoas.

Além da câmeras filmando os cozinheiros, o texto de autoria do vereador Agnaldo Timóteo (PR) obriga ainda os proprietários a colocarem monitores no salão para que os clientes possam acompanhar o trabalho. Para virar lei, o projeto ainda tem que passar pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).

"Deveriam colocar câmeras é nos gabinetes dos vereadores para ver por que eles não conseguem resolver os problemas da cidade e ficam arrumando essas perfumarias. É inviável. 90% dos restaurantes de São Paulo não têm condições nem de pagar as próprias contas", reclama Percival Maricato, diretor jurídico da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). "Quem comprar vai ser assaltado, com certeza."

  • Na Justiça
    Maricato diz que a associação entrará na Justiça caso a lei seja aprovada. "Se a lei passar vamos tentar demonstrar ao judiciário que todo um setor econômico será inviabilizado. A maioria terá que entrar na informalidade", lamenta. O projeto de lei prevê multa de R$ 1 mil para os restaurantes que não tiverem se adequado. Se o texto for aprovado, o prazo é de 90 dias a partir da publicação.

    Além dos donos, os funcionários de restaurantes também reclamam da idéia. Para o italiano Giancarlo Marcheggiani, chef do Terraço Itália, a idéia não faz sentido. "A gente até poderia trabalhar com isso, mas não tem propósito. Vai encarecer muito, o preço fica mais caro", lamenta. "Não existe nada parecido nem na Europa nem nos Estados Unidos. Em um país em que há tantos miseráveis agora teremos que ter um sistema como esse?"

  • Baratas na cozinha
    Em defesa de seu projeto, Agnaldo Timóteo minimiza os custos na instalação dos equipamentos. "Quanto custa uma câmera e um monitor? Tenho certeza que não deve custar caro. E se houver uma demanda vai estar custando menos em breve", argumenta.

    Ele diz que a idéia de obrigar os restaurantes a filmarem seus clientes foi baseada em uma preocupação com os consumidores. "Já encontraram restaurantes de alto nível com cozinhas horríveis, com baratas e tudo. O que estamos pedindo é que cada cozinha tenha uma câmera para ver se estão bonitas, se estão limpinhas", diz. "Qual o inconveniente de se oferecer esse privilégio para os clientes?" Para ele, só as visitas dos clientes às cozinhas como acontece hoje não resolvem o problema. "Imagina um restaurante com 400 e cada uma delas indo na cozinha. Não dá, né?"

    Fonte: www.g1.com.br
  •  
    Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir