Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-12-2007

Farc endurece negociação e pede saída de Uribe
Logo após dizer que libertaria reféns, um dos líderes exigiu a saída de Uribe
Farc endurece negociação e pede saída de Uribe
Foto: Divulgação

O número 2 das Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) afirmou que o presidente colombiano, Alvaro Uribe, é o grande obstáculo para a troca dos reféns da guerrilha por rebeldes presos e apenas sua renúncia imediata pode garantir a libertação de todos os seqüestrados.

Em uma entrevista divulgada pela agência de notícias Anncol, o dirigente das Farc, Raúl Reyes, disse que "a obstinada obstrução" do presidente colombiano impede a assinatura de uma troca humanitária de prisioneiros.

"A renúncia imediata de Uribe e de todo o seu gabinete garantiria a libertação de todos os prisioneiros mediante a assinatura de um acordo humanitário".

Na declaração, emitida "das montanhas da Colômbia", Reyes afirma que com a renúncia do presidente "governos e povos amigos do acordo humanitário e da paz voltarão a ser respeitados e reconhecidos por seus bons ofícios".

Entre os reféns das Farc estão a política franco-colombiana Ingrid Betancourt, três cidadãos americanos e dezenas de políticos, militares e policiais colombianos.

Uribe reafirmou na terça-feira (19) que não criará uma zona desmilitarizada em dois municípios do sul da Colômbia, como exige a guerrilha para trocar seus reféns por rebeldes presos.

"Entregar às Farc uma zona desmilitarizada é aumentar os seqüestros na Colômbia", disse Uribe, afirmando que tem o "dever de lutar até o último dia" de seu mandato "para derrotar o terrorismo".

As Farc exigem que o governo retire suas tropas dos municípios de Florida e Pradera para discutir nesta área a troca de 45 reféns da guerrilha por cerca de 500 rebeldes presos.

Como gesto de boa vontade dirigido ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, as Farc anunciaram na véspera a libertação unilateral de Clara Rojas, de seu filho nascido no cativeiro e da ex-congressista Consuelo González.

Chávez mediou a libertação dos reféns até ter um desentendimento com Uribe em torno de contatos diretos que fez com um general colombiano.

Farc endurece negociação e pede saída de Uribe.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir