Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-12-2007

Buenos Aires fica em Pernambuco
Cidade inspirada na capital Argentina tem at� time chamado Boca J�nior
Buenos Aires fica em Pernambuco
Foto: Reprodu��o/TV globo

A cidade de Buenos Aires n�o � exclusividade dos vizinhos argentinos. A Buenos Aires tupiniquim fica a 60 quil�metros do Recife, na Zona da Mata pernambucana, e completa 44 anos nesta quinta-feira (20).

A cidade nordestina tem um time de futebol chamado Boca J�nior, nome semelhante ao tradicional Boca Juniors argentino.

Mas as semelhan�as terminam por a�. No card�pio pernambucano, o churrasco � feito com carne de bode. O prato t�pico � a feijoada e a m�sica que embala a popula��o de 12.962 habitantes � o forr� e n�o o tango.

Na Buenos Aires pernambucana, a bebida mais consumida tamb�m n�o � o vinho, mas a cacha�a. A cidade � conhecida pelo cultivo da cana-de-a��car em grande parte de suas terras.

O povoamento da �rea onde se encontra o munic�pio de Buenos Aires teve in�cio no
s�culo XVIII, segundo informa��es do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat�stica (IBGE).

Apelido
A localidade foi conhecida durante muito tempo pelo apelido de Jacu. O nome de Buenos Aires passou a ser adotado em 1928. "Foi depois de um padre argentino ter visitado a Igreja de Santo Ant�nio. Ele disse que a cidade tinha 'bons aires' por causa do vento e a popula��o gostou", disse o prefeito Divaldo de Melo Ara�jo.

Bueno Aires foi desmembrada de Nazar� da Mata pela lei estadual nº 4970, de 20 de dezembro de 1963.

Anivers�rio
O cronograma de comemora��o dos 44 anos de Buenos Aires vai come�ar com uma caminhada pela cidade e um caf� da manh�. Logo em seguida, ser� celebrada uma missa na Igreja Santo Ant�nio.

O prefeito ainda vai entregar 35 casas populares e a anunciar a conclus�o da obra do Mercado Porto Novo. "Apesar de gostar de tangos de Carlos Gardel, a festividade vai ser embalada ao som de forr� mesmo",disse Melo Ara�jo.

Tango
Silvia Maria da Silva, secret�ria-adjunta de Educa��o de Buenos Aires, disse que tamb�m gosta de tango e que h� um projeto de difundir o ritmo argentino na cidade pernambucana. "Uma moradora chamada Maria da Penha tentou montar um centro de ensino da dan�a na cidade, mas n�o conseguiu levar a id�ia adiante."

A secret�ria disse ainda que o orgulho da cidade � o dan�arino Jos� Neto. "Ele � o �nico que dan�a bem o tango por aqui. Dan�a t�o bem que est� ensinando a dan�a pelo pa�s. Atualmente, ele est� no Recife."

Buenos Aires fica em Pernambuco.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir