Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 24-12-2007

Novos jogos fazem os jovens se mexerem, porém, nem tanto
Consoles mais modernos estão tirando as crianças do sofá
Novos jogos fazem os jovens se mexerem, porém, nem tanto
Foto: Reprodução

A chegada dos novos modelos de consoles de vídeo games com controles sem fio, foi saudada como uma solução para a as crianças que estavam trocando as brincadeiras e esportes pelos jogos eletrônicos. Pediatras britânicos decidiram avaliar o gasto calórico das crianças que passaram a utilizar o novo modelo de vídeo game que por suas características está tirando as crianças do sofá.

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN; veja o site

A questão está no fato de que cada vez um número menor de crianças cumpre a recomendação de fazer uma hora diária de atividade física de moderada a alta intensidade. As causas para o sedentarismo infantil são múltiplas e os jogos eletrônicos estão entre os possíveis culpados. Daí a expectativa gerada pela nova geração de consoles com controles sem fio e jogos desenhados para estimular a movimentação das crianças.

Os pesquisadores compararam o gasto calórico despendido à frente da televisão em jogos eletrônicos tradicionais, os novos jogos e as atividades físicas originais. Em tese os jogos que envolvem movimentação com os controles remotos "wireless" elevam o gasto energético em 22% enquanto os jogos com dança ou movimentação dos braços poderiam dobrar ou até triplicar esse gasto.

Os resultados, publicados na edição de 22 de dezembro de revista the "British Medical Journal", mostraram que os novos modelos elevam o gasto de calorias em 60 calorias por hora quando comparados aos modelos antigos embora não cheguem à metade do gasto calórico da atividade física original.

O sedentarismo infantil está envolvido da gênese da epidemia de obesidade nas crianças, que assombra a sociedade ocidental com um aumento dos casos de doenças cardiovasculares e diabetes no futuro.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir