Categoria Educação  Noticia Atualizada em 24-12-2007

Professores contestam questão de geografia da UFSCar
Teste 24 apresentou imprecisão que deixava pergunta sem resposta
Professores contestam questão de geografia da UFSCar
Foto: Google imagens

Um teste de geografia do último dia do vestibular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar ), realizado nesta sexta-feira (21), foi contestado por professores de cursinhos ouvidos pelo G1. De acordo com os docentes, a questão 24, que tratava do fenômeno atmosférico El Nií±o, não possuía alternativa correta.

"Na questão, a banca examinadora considera correto que o fenômeno se repete a cada três anos. Mas estudos mais recentes dizem que o fenômeno é cíclico, só que não tem periodicidade definida", explicou o coordenador da disciplina no curso Etapa, Omar Fadil. Para ele, a questão deveria ser anulada pela banca.

A coordenadora do Objetivo Vera Lúcia da Costa Antunes concorda com o fato de a questão não ter alternativa correta. "Isso foi uma imprecisão. A periodicidade é variável", afirma.

Um outro teste questionado por Fadil foi o 27, em que fala do crescimento de cidades. Segundo a alternativa considerada correta pela banca, as cidades pequenas são as que teriam menor crescimento. "Mas as informações da pergunta mostram que essas cidades têm decrescimento", afirma.

Para a professora Vera, não aconteceu imprecisão na pergunta. No entanto, ela fez ressalvas à pergunta 26, que trata desertificação. Segundo a docente, a desertificação no Rio Grande do Sul não é unanimidade entre os teóricos.

Vunesp vai avaliar os recursos
A assessoria de imprensa da Vunesp, fundação que aplica o exame, informou que as contestações devem ser encaminhadas à organização, e que a banca se pronunciará após análise do material que receber.

Nessa sexta, os candidatos também realizaram a prova de biologia, considerada de nível básico pelo coordenador de biologia do Etapa, Angelo Antônio Pavone. Ainda foi feito o exame de física, classificado como de "nível bom" pelo coordenador do Objetivo, Eduardo Figueiredo.

Ao todo faltaram ao exame 11,5% dos 26.907 candidatos esperados, nessa sexta. O maior índice de abstenção aconteceu em São Paulo, com 15% de faltantes, e o menor, em Araras, no interior do estado, com 4,5% de candidatos ausentes.

Nesta quinta (20), foi a vez das provas de química, matemática e história, com dez questões objetivas e cinco discursivas cada. Nesta quarta-feira (19), os candidatos fizeram provas de língua inglesa, de língua portuguesa e uma redação.

Vagas e concorrência
Ao todo, 26.901vestibulandos se inscreveram para o processo seletivo de 1.565 vagas. Das vagas oferecidas pela UFSCar, 20% são destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola estadual, municipal ou federal. Desse percentual, 35% das vagas serão ocupadas por alunos afrodescendentes.

Pelo terceiro ano consecutivo, e desde a sua criação, o curso de medicina é o mais disputado do processo seletivo: 123,43 candidatos para cada vaga. Em segundo lugar está a carreira de engenharia de computação, com 39,8 vestibulandos por vaga.

Em terceiro lugar está o curso de biotecnologia, com 29,24 candidatos por vaga; seguido de engenharia química, com 27,05; e psicologia, com 26,78. Clique no link abaixo para conferir a concorrência de todos os cursos:

Concorrência da UFSCar 2008

Os resultados serão divulgados no dia 8 de fevereiro de 2008 e a matrícula dos convocados deverá ser feita no dia 12 de fevereiro.

Professores contestam questão de geografia da UFSCar.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir