Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 25-12-2007

Mesmo sem luz, ambulatório do HC reabrirá nesta quarta
Atendimento será restrito a casos mais graves
Mesmo sem luz, ambulatório do HC reabrirá nesta quarta
Foto: Google Imagens

O diretor-executivo do Instituto Central do Hospital das Clínicas, Massayuki Yamamoto, afirmou na tarde desta terça-feira (25) que, mesmo sem luz, o Prédio dos Ambulatórios abrirá nesta quarta-feira (26). Os atendimentos, no entanto, serão reduzidos. É nesse edifício que ocorre a maioria das consultas. Um incêndio atingiu o edifício no final da noite de segunda-feira (24).

"Vamos abrir o ambulatório, mas o atendimento será reduzido", disse Yamamoto. A orientação é que os pacientes que tenham consulta marcada remarquem. "Vamos atender os casos mais graves." A informação anterior do hospital era que o ambulatório estava fechado por tempo indeterminado.

Segundo Yamamoto, pelo menos 200 pacientes tiveram de ser removidos. Apenas 17 teriam deixado o HC" 11 respiravam com a ajuda de aparelhos e dois passavam por cirurgia. Eles estavam no Prédio dos Ambulatórios. O restante dos pacientes, internados no Instituto Central (ao lado do ambulatório), acabaram remanejados para outros andares menos atingidos pela fumaça.

O diretor-executivo do IC contou também que duas pessoas pularam de uma altura de dois metros do Prédio dos Ambulatórios, onde começou o fogo. Uma delas é uma funcionária e outra, um paciente. Os dois sofreram ferimentos leves e passam bem.

O incêndio atingiu a fiação elétrica e não danificou a estrutura do prédio, segundo informou Yamamoto.

Fumaça
De acordo com o tenente Fauzi Katibe, do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros, ainda havia fumaça nos andares mais altos do Instituto Central (IC), principalmente no 9º, por volta de 10h30. Ele explicou que as equipes usavam um exaustor para sugar a fumaça.

"A suspeita é de que houve um curto-circuito na fiação elétrica que passa pelos dutos no (subsolo). A tendência é a fumaça subir". Fauzi contou que o fogo começou no Prédio dos Ambulatórios e há uma ligação com o edifício do Instituto Central, que fica ao lado.

Funcionários contaram que ainda sentiam cheiro de queimado nos andares do hospital e que havia muita fuligem.

Susto
O fogo no Prédio dos Ambulatórios do HC começou por volta das 22h de segunda-feira (24). A fumaça se espalhou rapidamente e ocupou salas e corredores de setores de internação. Houve correria.

Cirurgias tiveram de ser interrompidas. Pacientes foram carregados por médicos, enfermeiros e bombeiros até a calçada do hospital, onde receberam atendimento.

Pacientes do centro cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no 9º andar do prédio do ambulatório, foram levados para a Santa Casa de Misericórdia e para o Instituto do Coração (Incor). Eles foram removidos depois de receberem o primeiro atendimento na calçada do hospital.

Para evitar a intoxicação dos pacientes, o Instituto Central do HC, que fica ao lado do prédio dos ambulatórios, teve de ser esvaziado. Os pacientes foram acomodados na entrada e no saguão por pelo menos duas horas e depois retornaram aos quartos. Segundo os bombeiros, não houve intoxicação por causa da fumaça.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir