Categoria Culinária  Noticia Atualizada em 26-12-2007

Parte do ambulatório do HC reabre hoje
Prédio do Instituto Central teve de ser esvaziado durante incêndio na véspera de Natal
Parte do ambulatório do HC reabre hoje
Foto: Reprodução

O prédio dos ambulatórios do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) será reaberto nesta quarta-feira (26), dois dias após o incêndio que atingiu o edifício. O fogo na véspera de Natal, segunda-feira (24), danificou a fiação e deixou o prédio sem luz. A fumaça subiu por dutos até o 9º andar e o complexo teve de ser esvaziado. De acordo com o diretor-executivo, Massayuki Yamamoto, o ambulatório será aberto mesmo assim, mas com atendimentos reduzidos. É nesse edifício que ocorre a maioria das consultas.

Ainda segundo a direção do HC, quase todos os pacientes retirados do Instituto Central do Hospital das Clínicas retornaram aos leitos na manhã de terça-feira. No local, havia cerca de 200 pessoas. Destes, a obstetrícia transferiu três para o Hospital Universitário; 19 para o Hospital Sapopemba; quatro para o Hospital Geral de Guaianazes e seis para o Hospital Servidor Público Estadual.

Portas de emergência
Uma funcionária do Hospital das Clínicas, na Zona Oeste de São Paulo, afirmou, na tarde de terça, que as portas de emergência estavam trancadas durante o incêndio que atingiu o prédio dos Ambulatórios. A diretoria do HC nega a informação.

"Estava tudo trancado com cadeado. Os médicos tiveram de arrombar a porta com os ferros com que fazem a cirurgia", disse a auxiliar de enfermagem.

A tentativa de abertura ocorreu enquanto o prédio do Instituto Central era esvaziado. A fumaça que vinha do prédio vizinho tomou conta dos corredores e os pacientes tiveram de ser removidos. Houve correria.

O diretor executivo do HC, Massayuki Yamamoto, negou que portas de emergência estivessem travadas durante a madrugada. "Não havia portas de emergências trancadas. Eram portas do setor administrativo". Segundo ele, estas portas ficam fechadas nos fins de semana e feriados, pois não há atendimento.

Yamamoto contou ainda que não há previsão de restabelecimento da luz no Prédio dos Ambulatórios, mas o edifício "está liberado" para que a manutenção na fiação elétrica seja feita. "Provavelmente, houve um curto-circuito. Vamos apurar", disse ele, negando que, no momento, exista uma sindicância interna para investigar as causas do incêndio.

Referência no atendimento em São Paulo, o HC recebe, diariamente, entre 4 mil e 6 mil pessoas por dia para consultas no ambulatório. O número varia de acordo com a época do ano. Em dezembro, cai para cerca de 2 mil, segundo Yamamoto.

Susto
O fogo no prédio dos ambulatórios do HC começou por volta das 22h de segunda-feira. A fumaça se espalhou rapidamente e ocupou salas e corredores de setores de internação.

Cirurgias tiveram de ser interrompidas. Pacientes foram carregados por médicos, enfermeiros e bombeiros até a calçada do hospital, onde receberam atendimento.

Pacientes do centro cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no 9º andar do prédio do ambulatório, foram levados para a Santa Casa de Misericórdia e para o Instituto do Coração (Incor).

Para evitar a intoxicação dos pacientes, o Instituto Central do HC, que fica ao lado do prédio dos ambulatórios, teve de ser esvaziado. Os pacientes foram acomodados na entrada e no saguão por pelo menos duas horas e depois retornaram aos quartos. Segundo os bombeiros, não houve intoxicação por causa da fumaça.

Parte do ambulatório do HC reabre hoje.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir