Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 27-12-2007

Paquistão: Obituário de Benazir Bhutto
Benazir Bhutto seguiu os passos do pai na política, e ambos morreram por causa dela - ele foi executado em 1979
Paquistão: Obituário de Benazir Bhutto
Foto: http://patdollard.com

Benazir Bhutto teve uma carreira política volátil. Os seus dois irmãos também sofreram mortes violentas.

Como a dinastia Nehru-Gandhi na Índia, os Bhuttos do Paquistão eram uma das mais famosas dinastias políticas do mundo. O pai de Benazir, Zulfikar Ali Bhutto, foi primeiro-ministro do Paquistão em 1970. O seu governo foi um dos poucos em trinta anos de independência não chefiado por um militar.

Nascida em 1953 na província de Sindh e educada em Harvard e Oxford, Benazir Bhutto beneficiou e ganhou credibilidade graças ao elevado perfil do pai, embora se tivesse mostrado inicialmente relutante em aderir à política.

Foi duas vezes Primeira-Ministra do Paquistão, entre 1988 a 1990, e de 1993 a 1996, tendo sido demitida em ambas as ocasiões pelo presidente por alegada corrupção.

As demissões tipificaram a volatilidade da sua carreira política, que se caracterizou por numerosos picos e baixos. No auge da sua popularidade - pouco depois da sua primeira eleição - ela uma das mais destacadas lideres femininas do mundo.

Jovem e glamourosa, descreveu-se a si mesma como um contraste refrescante face ao panorama político tradicionalmente dominado pelos homens.

Mas após a sua segunda queda do poder, o seu nome começou a ser visto por alguns como sinónimo de corrupção e mau governo.

A determinação e teimosia reconhecida a Bhutto foi confirmada após o pai ter sido encarcerado e acusado do assassínio do General Zia ul-Haq em 1977, após um golpe militar. Dois anos depois foi executado.

Bhutto foi presa pouco antes da morte do pai e passou a maior parte da sua pena de cinco anos em regime de prisão em solitária. Mais tarde descreveu as condições prisionais como extremamente duras.

Durante uma saída precária da cadeia para receber tratamento médico, Bhutto criou o Partido dos Povos do Paquistão em Londres, e começou a fazer campanha contra o General Zia.

Regressou ao Paquistão em 1986, atraindo sempre uma vasta multidão de apoiantes aos seus comícios.

Após a morte do General Zia, numa explosão a bordo do seu avião, em 1988, tornou-se a primeira mulher democraticamente eleita num país islâmico.

Durante os seus dois mandatos como chefe do governo, o papel do marido de Bhutto, Asif Zardari, foi sempre muito controverso.

Desempenhou um papel em ambas as administrações e foi mais tarde acusado por vários governos paquistaneses de roubo de milhões de dólares dos cofres estatais - acusações que negou, assim como a própria Benazir Bhutto.

Muitos comentadores sustentam que a queda de Bhutto foi acelerada pela alegada ganância do marido.

No entanto, nenhuma das 18 acusações de corrupção contra Zardari foram comprovadas em tribunal durante dez anos, mas esteve preso oito anos, tendo sido libertado em 2004.

Durante os anos que viveu fora do Paquistão, Bhutto foi acompanhada pelos três filhos no Dubai, aonde o marido se juntou à família após a sua libertação em 2004.

Nessa época foi uma visitante regular das capitais ocidentais, participando em seminários em Universidades e grupos de reflexão governamentais.

Bhutto regressou ao Paquistão em 18 de Outubro de 2007 depois do Presidente Musharraf ter assinado uma lei de amnistia que permitiu o seu regresso e o de outros políticos exilados ao país.

Observadores afirmam que o regime militar a via como uma aliada natural nos seus esforços para isolar as forças religiosas e os seus militantes radicais.

Em 2002 recusou uma oferta governamental para deixar que o seu partido liderasse o governo, após as eleições em que recolheu a maioria dos votos.

Nos meses que antecederam a sua morte emergiu como uma forte opositora do governo.

Alguns no Paquistão acreditam que as suas conversações secretas com o regime militar eram uma traição às forças democráticas porque essas negociações reforçaram o poder do Presidente Musharraf.

Outros encaravam essas conversações como indicativas de que os militares já não a viam com desconfiança, e interpretando-as como algo de bom para a democracia.

Os países ocidentais viam-na como uma líder popular com inclinações liberais que poderiam ter dado legitimidade ao papel de Musharraf na «guerra contra o terror».

Benazir Bhutto foi a última a ostentar a herança política do pai.

O irmão, Murtaza - que se chegou a esperar liderasse o partido - fugiu para o então Afeganistão comunista após o derrube político do pai.

Daí, e de várias capitais do médio oriente, fez campanha contra o regime militar paquistanês com um grupo denominado al-Zulfikar.

Ganhou eleições a partir do exílio em 1993 e tornou-se deputado provincial, regressando pouco depois a casa, para ser morto sob circunstâncias misteriosas em 1996.

O outro irmão de Benazir, Shahnawaz - também politicamente activo mas menos violento do que Murtaza - foi encontrado morto no seu apartamento na Riviera francesa em 1985.

Paquistão: Obituário de Benazir Bhutto.

Benazir Bhutto seguiu os passos do pai na política, e ambos morreram por causa dela - ele foi executado em 1979, ela caiu hoje vítima de um atentado terrorista.

Benazir Bhutto seguiu os passos do pai na política, e ambos morreram por causa dela - ele foi executado em 1979.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir