Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 28-12-2007

ONU registra recorde em missões de emergência na AL
Equipes foram enviadas para auxiliar vítimas de desastres naturais na região
ONU registra recorde em missões de emergência na AL

A Organização das Nações Unidas (ONU) registrou um recorde no número de missões de emergência enviadas à Américas Central e do Sul para auxiliar vítimas dos desastres naturais na região em 2007.

Segundo os dados, a Coordenação e Avaliação de Desastres da ONU (UNDAC, na sigla em inglês), realizou 14 missões em 2007, das quais nove foram enviadas às Américas.

Do total, 70% das equipes foram enviadas para ajudar vítimas de furacões e enchentes, "provavelmente um vislumbre do que está por vir por causa da realidade da mudança climática", afirmou um porta-voz da UNDAC.

As equipes de emergência foram enviadas para o México, Uruguai e Bolívia depois de enchentes severas nos países; para a República Dominicana, Honduras, Belize e Jamaica como conseqüência de tempestades tropicais e furacões e para o Peru, depois do terremoto que atingiu o país em agosto.

Em um comunicado, o Escritório para Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA, na sigla em inglês), afirmou que, até este ano, o maior número de missões para a região havia sido em 1998, quando a organização enviou oito missões para a América Latina.

A UNDAC tem mais de 160 gerentes de emergência em 57 países. O programa é responsável por coordenar a resposta à primeira fase dos desastres naturais.

Desde a fundação, em 1993, a Coordenação já enviou 167 missões. O recorde foi registrado em 2004 e início de 2005 em resposta ao tsunami que atingiu o Oceano Índico.

ONU registra recorde em missões de emergência na AL.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir