Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 28-12-2007

Professores não recebem abono
Desde as 8 horas da manhã centenas de professores fizeram uma peregrinação entre a Secretaria de Educação e Prefeitura
Professores não recebem abono
Professores Reunidos na Prefeitura de Itapemirim

Depois de 10 anos recebendo uma complementação salarial no final do ano oriundo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, os professores do município de Itapemirim não receberão esse ano o benefício. O que levou uma mobilização da classe durante o dia de ontem.

Desde as 8 horas da manhã centenas de professores fizeram uma peregrinação entre a Secretaria de Educação e Prefeitura até conseguirem no final da tarde uma reunião com os Secretários envolvidos no assunto. A Comissão do Conselho do Fundeb reivindicaram o pagamento do benefício garantido por lei e questionaram os oficios não respondidos durante o ano ou se respondidos foram evasivos.

O que deixou a classe em duvidas de algumas questões como recursos menores que a receita ocasionando sobras mensais do fundo, contas bancárias fechadas sem informação do Conselho formado por cinco representantes da classe, pagamento de provento para pessoas não envolvidas diretamente entre os beneficiários. Nesse encontro os professores ficaram sabendo que os recursos do FUNDEB, que reserva 60% para pagamento de salários e que no final do ano a sobra é repassada em forma de pagamento para a classe estava sendo consumida e ainda complementada cerca de 6% a mais de recursos próprios da municipalidade.

Os outros 40 % são para despesas em investimento e manutenção da Educação. Os Secretários que participaram da reunião, Éder Botelho da Fonseca (Finanças), Eliseu Crisostomo de Vargas Coutinho (Controladoria Geral), Simone Beiriz (Educação) Evaldo Batista Toledo (Planejamento) e o Contador Geral Marcos Toledo, foram unânimes em afirmar que o FUNDEB é rigorosamente aplicado no município, é um recursos muito fiscalizado e que requer muito zelo e cuidado para não se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal. Explicaram da complexidade técnica do seu funcionamento e entendimento por pessoas leiga no assunto.

Afirmaram que todo o percentual de 60% destinados aos pagamentos são absorvido e que são complementados mais 6% de recursos municipais. Foram categóricos em afirmar que a Prefeita Norma Ayub faz questão de ser informada mensalmente de todos os detalhes das aplicações dos recursos e suas movimentações contábil. Os representantes dos professores e Secretários se reunirão para elucidar esse impasse de interpretação contábil e demonstrar através de documentações a destinação do FUNDEB que esse ano beira aos R$6.350.000. No final os professores puderam dimensionar o que não esperavam ouvir: Esses anos não terão abonos.

    Fonte: O autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir