Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-12-2007

Falta de garantia para Farc dificulta resgate
Marco Aur�lio Garcia est� acompanhando resgate de ref�ns na Col�mbia
Falta de garantia para Farc dificulta resgate

O assessor especial da Presid�ncia, Marco Aur�lio Garcia, afirmou nesta sexta-feira que as For�as Armadas Revolucion�rias da Colombia (Farc) enfrentam um problema de seguran�a e por esta raz�o o local onde os tr�s ref�ns dever�o ser soltos ainda n�o foi anunciado ao governo da Venezuela, que lidera a miss�o de resgate dos seq�estrados.

"Essa � uma opera��o de alto risco, sobretudo para as Farc. Imagino que eles est�o enfrentando um problema de seguran�a. Eles (Farc) buscam o m�nimo de risco poss�vel para libertar os ref�ns", disse Garcia, que participa da comiss�o internacional que dever� acompanhar o resgate.

O objetivo da chamada Opera��o Emmanuel � colocar em liberdade Clara Rojas, ex-assessora de campanha da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, seu filho Emmanuel, nascido em cativeiro, e a ex-parlamentar Consuelo Gonz�lez de Perdomo.

Mais cedo, Ch�vez informou que um dos problemas da opera��o � que as Farc ainda n�o haviam indicado as coordenadas do local onde os ref�ns colombianos ser�o postos em liberdade.

Militariza��o

Apesar do aval do presidente da Col�mbia, �lvaro Uribe, para que a opera��o coordenada por Hugo Ch�vez fosse realizada, o governo colombiano n�o desmilitarizou a zona em que podem ser soltos os ref�ns.

Marco Aur�lio Garcia afirmou que as Farc buscam conquistar um saldo pol�tico ao prometer entregar de maneira unilateral o grupo de ref�ns. Para alcan�ar o objetivo, a guerrilha necessita evitar uma ofensiva do ex�rcito colombiano que poderia ocorrer imediatamente ap�s a liberta��o dos ref�ns.

"Em uma opera��o deste tipo, que serve de propaganda para as Farc, n�o lhes interessa anular este espa�o com uma situa��o de bombardeio logo depois que as pessoas forem soltas", disse durante entrevista coletiva a jornalistas brasileiros na Venezuela.

Estima-se que cerca de 20 mil soldados colombianos atuam nos seis munic�pios pr�ximos a Villavicencio, munic�pio que servir� de ponto de partida da opera��o de resgate.

Garcia afirmou que o presidente Luiz In�cio Lula da Silva conversou com Uribe nesta sexta-feira e que seu colega colombiano disse "estar empenhado" em colaborar para que o resgate dos ref�ns seja bem-sucedido.

Plano de resgate

De acordo com o assessor da Presid�ncia, a segunda fase da opera��o de resgate, que contar� com a presen�a da comiss�o internacional, deve sair de Caracas at� o meio-dia deste s�bado em dire��o � Villavicenco.

"Se at� o meio-dia n�o tivermos nenhuma informa��o concreta das Farc, n�s vamos mesmo assim", disse. "Se n�o der para recuperar os ref�ns no s�bado, n�s dormimos em Villavicencio e tentamos no domingo, que � a data limite."

O governo colombiano anunciou ter acordado com o governo da Venezuela que a opera��o de resgate deve ser finalizada at� este domingo antes das 18h59 horas (20h29 em Bras�lia).

Garcia afirma que se a miss�o for bem-sucedida, poder� significar uma inflex�o na posi��o das Farc, o que a seu ver pode abrir caminho para uma negocia��o mais ampla entre a guerrilha e o governo da Col�mbia.

"Apostamos que a coisa se resolva. Se n�o, h� que come�ar tudo de novo", disse.

Os tr�s ref�ns que podem ser libertados fazem parte de um grupo de 45 pessoas seq�estradas pelas Farc. O grupo quer trocar os ref�ns por cerca de 500 guerrilheiros presos.

Entre os ref�ns das Farc est� a ex-candidata � Presid�ncia colombiana Ingrid Betancourt.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir