Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 29-12-2007

Existe evidências de que Al Qaeda e Taleban mataram Bhutto
Governo paquistanês diz ter evidências de que Al Qaeda e Taleban mataram Bhutto
Existe evidências de que Al Qaeda e Taleban mataram Bhutto
Foto:Greg Baker/AP

O governo paquistanês afirmou já ter evidências de que a Al Qaeda e o Taleban estão por trás do assassinato da ex-premiê e líder opositora paquistanesa, Benazir Bhutto, afirmou à Associated Press o ministro do Interior, Hamid Nawaz.

De acordo com o ministro, os detalhes das investigações serão apresentados ainda nesta nesta sexta-feira em uma entrevista coletiva. "Temos evidências de a Al Qaeda e o Taleban estão por trás do ataque suicida", disse Nawaz. Segundo ele, o caso está resolvido.

Bhutto foi assassinada logo após participar de um comício na cidade de Rawalpindi. Ela pôs o corpo para fora de seu carro blindado, pelo teto-solar, para acenar aos simpatizantes. Um terrorista primeiro disparou em sua direção e depois detonou os explosivos que carregava consigo, segundo a polícia e testemunhas. A explosão deixou ao menos outras 20 pessoas mortas e mais de cem feridas.

O porta-voz do Ministério do Interior, Javed Cheema, declarou nesta sexta que Bhutto morreu devido a um fragmento de estilhaços na cabeça. "O fragmento de bomba causou uma fratura fatal", afirmou. Cheema disse ainda que, embora o suicida tenha atirado em Benazir, a líder paquistanesa não tinha marcas de bala.

Nesta sexta-feira, a agência internacional AKI noticiou que o dirigente da Al Qaeda no Afeganistão Mustafá Abu al Yazid teria reivindicado o assassinato de Bhutto em nome da rede terrorista. Yazid teria falado por telefone com o repórter da agência a partir de um local não identificado. "Acabamos com um ativo muito valioso dos Estados Unidos", teria dito Yazid, referindo-se a Bhutto.

A informação está sob investigação do FBI (polícia federal dos Estados Unidos) e do Departamento de Segurança americano, informou a rede CNN.

Em declarações anteriores, o governo paquistanês já havia atribuído o atentado à Al Qaeda. "Benazir estava na lista de alvos da rede terrorista", afirmou Cheema à France Presse.

"Segundo todas as probabilidades, a Al Qaeda está por trás deste trágico ataque para minar a segurança do Paquistão", acrescentou. "É muito provável que os culpados sejam os mesmos elementos extremistas que cometeram atentados nos últimos meses em todo o país", afirmou Cheema.

A notícia da morte de Benazir Bhutto desencadeou uma onda de violência no Paquistão. Durante o funeral de Bhutto, nesta sexta, novos distúrbios foram registrados. No noroeste do país um ataque a bomba matou quatro pessoas, entre elas um político do partido que apóia o ditador Pervez Musharraf, informou a polícia. Entre ontem e hoje, ao menos 23 pessoas morreram.

Na Província de Peshawar, também no noroeste, simpatizantes da ex-premiê incendiaram uma sede do partido de Musharraf, o PML-Q (Liga Muçulmana do Paquistão-Quaid) e também apedrejaram um cinema.

Governo paquistanês diz ter evidências de que Al Qaeda e Taleban mataram Bhutto

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u358727.shtml
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir