Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 30-12-2007

Motociclistas terão novas regras a partir do dia 1º
Capacete terá que ter adesivo refletivo e selo do Inmetro.
Motociclistas terão novas regras a partir do dia 1º
Foto: Reprodução

Entra em vigor nesta terça-feira (1º) a resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que torna obrigatório o uso de adesivo refletivo e o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) nos capacetes de condutores de motocicletas.

Também fica proibida a colocação de película nas viseiras ou a utilização de viseiras escuras durante a noite.



O objetivo é diminuir o número de acidentes, mas, pelo que se pode ver nas ruas, poucos estão preparados. Na cidade de São Paulo, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), morrem 380 motoqueiros por ano.

Uma situação muito comum no trânsito é o motorista querer mudar de faixa e não perceber que um motociclista está atrás. Um motoqueiro vestido com um colete reflexivo é mais fácil de se ver. O colete com faixas amarelas, que refletem a luz, será obrigatório para todos os motoboys.



O baú e o capacete também deverão ter as faixas que refletem a luz. Quem desobedecer as novas regras estará sujeito à multa de R$ 127,69 e a perda de cinco pontos na carteira. Além disso, a moto poderá ser retida até a regularização.

O presidente do Sindicato de Transporte por Motocicleta, Fernando Souza, acredita que as mudanças vão ajudar na segurança.



"O próprio motorista de carro tem um ponto cego que ele não consegue ver o motociclista. Mas, com o colete de faixas refletivas, de longe você vai acabar identificando. Isso é uma norma internacional", diz Souza.

Motociclistas terão novas regras a partir do dia 1º.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir