Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2007

Entrega de reféns das Farc é adiada novamente
Rádio local chegou a afirmar que estava tudo pronto para operação no domingo
Entrega de reféns das Farc é adiada novamente
Foto: AFP

A operação para a entrega dos três reféns da guerrilha colombiana foi novamente adiada neste domingo (30), já que as Farc ainda não transmitiram as coordenadas para o ponto de encontro, informou o coordenador da missão, Ramón Rodríguez Chacín.



Neste domingo, a emissora de rádio colombiana Caracol, com base em fontes governamentais, chegou a afirmar que estava tudo pronto para a libertação dos seqüestrados pelas Farc, mas a falta das coordenadas emperrou o processo.



O governo colombiano afirmou que não sabe nem quer conhecer as coordenadas para o resgate e que estas devem ser entregues pelo grupo à Venezuela e ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O alto comissário para a Paz colombiano, Luis Carlos Restrepo, fez a declaração a jornalistas no aeroporto Vanguardia de Villavicencio, centro do país.

Ele também confirmou a autorização para a entrada de dois outros helicópteros e de um avião venezuelanos no país.

As aeronaves devem chegar neste domingo em Villavicencio, e aparentemente no avião deve estar o ex-ministro venezuelano Ramón Rodríguez Chacín, coordenador nomeado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para a libertação dos reféns das Farc.

Em Villavicencio se encontram os representantes internacionais e as aeronaves que devem participar da operação para receber Clara Rojas, seu filho Emmanuel, nascido no cativeiro, e Consuelo González. A libertação dos três foi prometida pelas Farc.



O secretário de imprensa da presidência colombiana, César Mauricio Velásquez, disse à agência de notícias France Presse que foram autorizadas a entradas de três aeronaves, dois helicópteros e um pequeno avião.



"O governo da Colômbia manterá a facilitação e está disposto a estender os prazos fixados para a operação aérea em território nacional de aeronaves estrangeiras", destacou.

Entrega de reféns das Farc é adiada novamente.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir