Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-01-2008

Saco plástico causou fogo no detonador da balsa
Segundo a Riotur, vento levou fagulhas à material que protegia artefatos
Saco plástico causou fogo no detonador da balsa
Foto: Mauro Nascimento/G1

Saco plástico foi o culpado do incêndio no detonador de uma das balsas de fogos de artifícios de Copacabana. Segundo a Riotur, o fogo teria começado depois que o vento levou fagulhas ao material que vem protegendo os artefato.

Para o Secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, o fogo não influenciou no resultado do espetáculo da noite. "Ninguém pode reclamar de fumaça. Não teve nenhuma interferência na visão das pessoas. Essa fumaça é natural, fogos produzem fumaça", disse ele, que admitiu que, por um falha, o início da queima de fogos começou antes do planejado.



Um funcionário teria disparado os fogos um minuto antes da meia-noite, admitiu ainda Medina. Diferentemente do que a prefeitura havia informado, a queima de fogos durou 23 minutos, em vez dos 16 minutos previstos. O espetáculo ficou mais longo porque, devido aos ventos, os fogos foram reposicionados para evitar que a areia, o calçadão e a pista fossem tomados pela fumaça.

Já a Capitania dos Portos informou que, por causa da grande quantidade de explosão de fogos, os detonadores pegaram fogo e as chamas atingiram cerca de meio metro de altura.

De acordo com o comandante Lima Filho, por precaução, dois rebocadores foram colocados próximos ao local. Um deles se aproximou de uma das balsas e jogou jatos d"água. De acordo com Lima, não houve feridos e nem danos à embarcação.

A Marinha estima que cerca de 25 mil pessoas assistiram a queima de fogos do mar em Copacabana.



Guarda Municipal atendeu 44 chamados
Em terra, a festa de passagem de ano foi tranqüila para a Guarda Municipal em toda orla do Rio. Segundo a corporação, foram 44 ocorrências, a maioria de crianças perdidas. De acordo com um balanço da GM, 25 crianças se perderam dos acompanhantes, mas todas foram localizadas.

Nos anos anteriores, a média de ocorrência foi maior do que a desta segunda-feira (31).

A Guarda Municipal aplicou 1.324 multas em carros, a maioria por estacionamento irregular.

Saco plástico causou fogo no detonador da balsa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir