Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 01-01-2008

A grande novidade do Facebook
A grande novidade do Facebook era a possibilidade de qualquer usu�rio produzir um aplicativo no site e este ser usado pelos demais usu�rios
A grande novidade do Facebook

O ass�dio que o Facebook, a rede que mais cresce no mundo, sofreu do Google recentemente, levou muitas pessoas a pensarem que a empresa de Moutain View tinha abandonado seu rebento. � uma meia verdade. Larry Page e Sergey Brin, fundadores da Google, em vez de centrarem suas a��es no Orkut, resolveram criar o Open Social.

A Google � uma empresa ligada nas tend�ncias e anseios dos internautas. Seus aplicativos est�o entre os mais utilizados, vide o caso de seu leitor de RSS, Google Reader, de seu site de blogs, Blogger, de seu sistema de e-mail, o Gmail, e de seu servi�o de v�deos, o You Tube. Mas a rede social da empresa, o Orkut, lan�ada em outubro 2004, nunca foi um sucesso, exce��o feita ao Brasil e a �ndia. Uma pesquisa realizada pela Nielsen/NetRatings afirma que o site saiu da lista das dez maiores redes sociais, encabe�ada pelo MySpace seguida, bem de longe, pelo Facebook.

Mais aplicativos, mais intera��o - A grande novidade do Facebook era a possibilidade de qualquer usu�rio produzir um aplicativo no site e este ser usado pelos demais usu�rios. O projeto da Google parte desse princ�pio. O Open Social � uma plataforma onde os desenvolvedores podem criar aplicativos para redes sociais. O diferencial do projeto da Google para o do Facebook � que a iniciativa n�o se restringe a uma rede social. O projeto conta com a participa��o de 16 comunidades online, entre elas a LinkeldIn, hi5, a gigante My Space e claro, o Orkut.

O Open Social � um sonho para os criadores de aplicativos, uma vez que ter�o v�rias vitrines para expor seu trabalho. � interessante tamb�m para as redes sociais, que ganharam interatividade e, principalmente, � �til para os usu�rios, que poder� unificar seu perfil e utilizar o que de melhor cada rede social pode oferecer. Thiago Oliveira de Paiva, aluno de Engenharia de Controle e Automa��o da Unicamp, gostou do projeto. "A id�ia encabe�ada pelo Google � muito interessante para usu�rios e programadores, pois ela � puramente baseada nos princ�pios da web 2.0, onde n�o temos mais uma imposi��o de empresas sobre a web e, sim, uma web viva e que pode ser alterada tanto pelos usu�rios como pelos programadores", afirma o estudante. O pr�ximo passo da Google � tra�ar o perfil social de seus usu�rios, a fim de melhor gerar linhas de a��o.

Google Phone - Na mesma semana que a Google anunciou o Open Social, ela afirmou que est� desenvolvendo aplicativos para aparelhos celulares. Os rumores eram de a empresa estava criando um celular com sua marca. Boato desfeito, a nota da Google afirma que com os softwares, os usu�rios de aparelhos m�veis poder�o utilizar os servi�os que usam no computador, no celular. O conceito do projeto � o mesmo do Open Social, padroniza��o, interatividade e utilidade. Diminui Texto Aumenta Texto Enviar Mat�ria Versao para Impressao Comentar Mat�ria

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Janaina Fricks Baiense    |      Imprimir