Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-01-2008

Águas-vivas queimam banhistas em praias de todo país.
Em Pernambuco, só na terça-feira (1º), 31 pessoas foram atendidas. Praias do litoral paulista registram maior número de ocorrências.
Águas-vivas queimam banhistas em praias de todo país.
Foto: www.maratimba.com

A grande quantidade de águas-vivas virou perigo para os turistas que lotam as praias do litoral brasileiro neste verão. Centenas de pessoas já sofreram queimaduras de até segundo grau desde o início de feriadão do Ano Novo.

No litoral Norte de Pernambuco, só na terça-feira (1º), das cem pessoas que deram entrada no Hospital Público de Itamaracá, 31 estavam com queimaduras de água-viva e caravela. Para o professor de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, Carlos Daniel Perez, mudança de vento, correntezas e tempestades marítimas podem ter sido as razões para aumento da incidência de casos.

Sul
Em Florianópolis, o número de casos de queimaduras em banhistas também foi significativo. Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de cem pessoas foram atendidas.

No Paraná, uma média de 60 casos foram registrados por dia, nos 92 quilômetros de litoral.

No Rio Grande do Sul, os casos de queimaduras no litoral chegaram a 540 por dia, em média, entre os dias 22 de dezembro e 1º de janeiro.

Litoral paulista
As praias do litoral paulista registraram o maior número de ocorrências: 724. Só em Praia Grande, quase 300 pessoas foram atendidas nos hospitais da cidade desde sexta-feira (29).

As caravelas migraram das Ilhas Malvinas, no Sul do Atlântico, em busca de águas mais quentes para se reproduzir. Por isso, elas estão aparecendo perto das praias de Santa Catarina (Florianópolis), do Paraná (Pontal do Paraná, Matinhos, Caiobá e Guaratuba) e do litoral Sul de São Paulo (Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente e Santos).

Fonte: A grande quantidade de águas-vivas virou perigo para os turistas que lotam as praias do litoral brasileiro neste verão. Centenas de pessoas já sofreram queimaduras de até segundo grau desde o início de feriadão do Ano Novo.
 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir