Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-01-2008

Mais de 7 mil policiais protegerão Bush
Força de segurança representa quase um terço da polícia israelense
Mais de 7 mil policiais protegerão Bush
Foto: Larry Downing/Reuters

Mais de 7 mil agentes, quase um terço dos efetivos da polícia israelense, participarão da operação para proteger o presidente americano, George W. Bush, na visita que ele realizará na próxima semana a Israel.

"Nossas forças serão colocadas sob estado de emergência antes ao da emergência vermelha", disse aos jornalistas o chefe de operações da polícia, Berti Ohayon, que informou sobre os preparativos da estadia do líder norte-americano no país.

Entre outras conseqüências da visita do presidente americano, o responsável policial israelense previu "sérios problemas de trânsito em Jerusalém" devido ao esquema de segurança.

Os efetivos policiais, além das centenas de agentes dos serviços secretos (Shin Bet) e agentes dos EUA, começarão sua tarefa na próxima quarta-feira, quando Bush e sua comitiva aterrissarem no aeroporto internacional Ben Gurion, a 50 quilômetros de Jerusalém, onde o líder americano passará a noite.

"Não temos chamadas de alerta", disse Ohayon sobre as medidas de segurança para zelar pela ordem. Por enquanto, el disse, não se sabe se Bush fará o trajeto do aeroporto a Jerusalém a bordo de um helicóptero ou pela estrada que liga esta cidade a Tel Aviv, ao longo de 70 quilômetros.

Bush visitará Israel para supervisionar as negociações de paz retomadas entre o Estado judeu e a Autoridade Nacional Palestina (ANP), após uma estagnação de sete anos, um processo que se iniciou na cúpula de Annapolis, realizada em novembro passado.

O jornal israelense Ha'aretz informou nesta quarta-feira (2) sobre a possibilidade de uma reunião entre Bush, o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, mas seus respectivos escritórios em Jerusalém e Ramala se negaram a confirmar ou desmentir a notícia.

Mais de 7 mil policiais protegerão Bush.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir