Categoria Música  Noticia Atualizada em 02-01-2008

Morre o lendário pianista do cinema mudo Willy Sommerfeld
Músico estava com 103 anos de idade
Morre o lendário pianista do cinema mudo Willy Sommerfeld
Foto: Divulgação

O pianista alemão da era do cinema mudo Willy Sommerfeld faleceu aos 103 anos em Berlim no dia 19 de dezembro, anunciou nesta quarta-feira (2) o grupo Amigos da Cinemateca da Alemanha.



Sommerfeld foi testemunha do início do cinema e acompanhou as projeções de filmes mudos de estrelas como Greta Garbo, Charlie Chaplin e Emil Jannings.



Apesar de já estar aposentado, Sommerfeld retornou ao trabalho em 1972 e com 100 anos continuava tocando piano diariamente.



O Festival Internacional de Cinema de Berlim premiou o artista em 2004 com a Câmara de Ouro e em 2006 o governo alemão o condecorou com a Ordem do Mérito por sua longa trajetória na interpretação de música cinematográfica.



Em 2007 estreou o filme sobre a vida do músico, com o título "The Sounds of Silents - Der Stummfilmpianist" e dirigido por Ilona Ziok.



Nascido em 11 de maio de 1904 na agora polonesa Gdansk (que era a então cidade alemã de Danzig), desenvolveu suas habilidades musicais na infância, quando teve uma grave doença, observando um amigo da família tocar acordeão perto de sua cama.

Sommerfeld começou com o violino, depois passou para o piano e nos anos 20 foi morar em Berlim, onde começou a tocar ao vivo nas projeções de cinema.

Em 1933, perdeu o emprego por se negar a fazer a saudação hitleriana.

Mais tarde, foi reabilitado e trabalhou como pianista, diretor musical e compositor para vários estúdios e salas de cinema.

Morre o lendário pianista do cinema mudo Willy Sommerfeld.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir