Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-01-2008

Peritos recolhem documentos sobre contabilidade do Masp
Segundo promotora, n�o h� como estimar o total das d�vidas do museu
Peritos recolhem documentos sobre contabilidade do Masp

O Minist�rio P�blico Estadual (MPE) come�ou nesta quarta-feira (2) a coleta de documentos para efetivar a per�cia cont�bil no Museu de Arte de S�o Paulo (Masp) anunciada na sexta-feira (28) pela promotora Mariza Schiavo Tucunduva.

De acordo com ela, o tesoureiro do museu se comprometeu a apresentar na sexta (4) documentos que completem as informa��es de balancetes apresentados nesta quarta. "Os balancetes apresentados n�o foram suficientes para saber a situa��o financeira do Masp. O MPE quer saber o total das d�vidas em 2007 do museu e a proje��o para 2008", disse a reportagem do G1 a promotora.

Ainda segundo ela, neste momento n�o h� como estimar o total das d�vidas do museu, mas o perito contador do MPE come�ar� analisar na sexta quando for apresentado o restante dos documentos. "A previs�o � de que at� o t�rmino da primeira quinzena de janeiro tenhamos conhecimento da situa��o financeira do museu."




Verbas e seguran�a
Na sexta, ela havia comentado que a falta de verbas afeta diretamente a seguran�a do Masp e o Minist�rio P�blico quer auxiliar o museu para n�o colocar em risco o patrim�nio hist�rico. "O roubo das duas telas est� sendo investigado pelo Grupo de Atua��o Especial de Repress�o ao Crime Organizado (Gaeco) e reflete a fragilidade da seguran�a", declarou.



Na madrugada da quinta-feira (20), tr�s ladr�es invadiram o Masp e roubaram ''O lavrador de caf�'', de Candido Portinari, e ''Retrato de Suzanne Bloch'', de Pablo Picasso. As obras s�o avaliadas em US$ 55 milh�es, ou cerca de R$ 100 milh�es.

Segundo a promotora, em julho deste ano a Justi�a solicitou documenta��o � dire��o do museu para saber o valor real da d�vida da institui��o. At� esta sexta-feira, o presidente do Masp, J�lio Neves, n�o havia apresentado os documentos. "N�o descartamos futuramente, ap�s ser feita a per�cia, uma interven��o do Minist�rio P�lico, neste caso dada por meio de uma a��o civil", disse Mariza Tucunduva.

Peritos recolhem documentos sobre contabilidade do Masp.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir