Categoria Educação  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Rede estadual de ensino reabre período de matrículas
Inscrições vão até 13 de janeiro e devem ser feitas pela internet
Rede estadual de ensino reabre período de matrículas

Os interessados em ingressar numa escola do estado que perderam a primeira fase da pré-matrícula, realizada em novembro e dezembro do ano passado, terão outra chance para garantir uma vaga. Desta quinta-feira (3) ao domingo do dia 13 de janeiro a Secretaria de Estado de Educação voltará a receber inscrições através do site www.prematricula.seeduc.rj.gov.br.



São mais de 200 mil vagas para o 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série), o 1º ano do ensino médio, o 1º ano do ensino normal, e ainda, para a educação de jovens e adultos (EJA), nas fases V (correspondente ao 6º ano do ensino fundamental) e I (curso médio presencial semestral).



O próximo ano letivo começa no dia 18 de fevereiro de 2008.



Dados cadastrais
Ao fazer o cadastro, o candidato deverá informar o nome completo; a data de nascimento; o número da certidão de nascimento, constando ano, livro, termo/registro, município onde foi lavrada e unidade federativa do cartório; endereço completo com CEP; nome da mãe ou do responsável legal; até cinco opções de escolas por ordem de preferência; série pretendida; o turno ou turnos desejados; telefone para contato; rede escolar de origem, se estadual, municipal, federal ou particular.

O interessado em ingressar na rede pública estadual deverá ainda determinar se é portador de necessidade educativa especial, especificando o tipo, e se está afastado dos estudos, apontando o tempo que está sem freqüentar a escola.



Candidatos devem preencher todas opções de unidades
A Secretaria estadual de Educação lembra ainda que é importante que as cinco opções de escolas sejam preenchidas.



Na primeira fase das inscrições, cerca de 30 mil candidatos só escolheram uma unidade escolar e acabaram ficando sem vaga, já que a instituição indicada atingiu o número máximo de inscrições.



Dos 169.152 inscritos na primeira fase, no entanto, 136.702 foram alocados, e conseguiram vaga na primeira escola indicada.



Ordem de inscrição não é critério para ingresso
A seleção não será por ordem de inscrição. Os critérios obedecidos são: preferência ao portador de necessidade educativa especial; crianças e adolescentes de até 18 anos incompletos; permanência na rede pública de ensino e proximidade da residência. Como critério de desempate, a prioridade será dada ao aluno mais novo.



Telepostos atenderão candidatos sem acesso à rede
As inscrições só podem ser feitas pela internet. Aqueles que não tiverem acesso à rede mundial de computadores poderão se dirigir a um dos 71 telepostos do estado.



Os endereços dessas estações de internet comunitária estão disponíveis no endereço www.internetcomunitaria.rj.gov.br/onde_CIC.asp.



Exceções
Os estudantes que já pertencem à rede estadual não precisam se preocupar com as matrículas, porque elas foram renovadas automaticamente entre os dias 19 a 26 de outubro.

Do mesmo modo, os alunos da rede municipal de ensino do Rio que estiverem concluindo o 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental num prédio compartilhado com a rede estadual serão matriculados automaticamente no 1º ano do Ensino Médio, no horário noturno, se assim desejarem.



Calendário da segunda fase da matrícula
De 03/01 a 13/01 - pré-matrícula pelo site www.prematricula.seeduc.rj.gov.br.


De 22/01 a 24/01 - envio de cartas para o candidato, informando se conseguiu ser alocado em alguma das escolas indicadas pelo site, e ainda o local e o horário em que deverá comparecer.


De 28/01 a 31/01 - confirmação da 2ª fase da matrícula na unidade escolar indicada na carta.

Rede estadual de ensino reabre período de matrículas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir