Categoria Policia  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Exército colombiano diz que matou emissário das Farc.
O Exército colombiano informou nesta quinta-feira que matou um guerrilheiros considerado um homem de confiança
Exército colombiano diz que matou emissário das Farc.
Foto: google

Um comunicado do site do Exército assinala que esse homem, a quem identificou pelo apelido de "Carpintero", foi morto junto a outro membro das Farc no departamento de Arauca, fronteira com a Venezuela, em meio a "intensos combates" com as tropas da XVIII brigada e da brigada móvil número cinco.

Segundo o comunicado, o rebelde "era emissário e homem de confiança do secretariado das Farc, especialmente do chefe conhecido como "Grannobles", irmão de Jorge Briceí±o ("Mono Jojoy"), um dos principais dirigentes guerrilheiros.

Arauca é um departamento colombiano fronteriço com o estado venezuelano de Apure, onde se localiza o aeroporto de Guasdualito, um dos três terminais aéreos que o presidente venezuelano Hugo Chávez ofereceu para receber os reféns.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) asseguraram em uma mensagem enviada na segunda a Chávez que havia combates em uma zona do sudeste do país, onde deviam ser libertados os reféns.

No entanto, Arauca não estava incluído na área onde se supunha que iam ser libertados os reféns.

O governo do presidente Álvaro Uribe negou esses combates e acusou as Farc de mentir e enganar Chávez, enquanto o próprio presidente lançou a hipótese de a guerrilha não ter feito a entrega porque não tinha o menino Emmanuel em seu poder.

Segundo o comunicado do Exército, o guerrilheiro conhecido como "Carpintero" militava há 12 anos nas Farc.

"No grupo ele era encarregado de planejar e desenvolver seqüestros políticos e extorsivos em nível nacional e internacional", acrescenta o informe.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir