Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-01-2008

10 dicas para viver melhor em 2008.
Às vésperas do Ano Novo, é comum as pessoas se comprometerem a mudar de atitude, seja com relação à saúde, à estética, ou a outros hábitos nada salutares, segue ai 10 dicas
10 dicas para viver melhor em 2008.
Foto: Divulgação

Às vésperas do Ano Novo, é comum as pessoas se comprometerem a mudar de atitude, seja com relação à saúde, à estética, ou a outros hábitos nada salutares. Mas, para que as promessas não fiquem apenas nos votos proferidos, é preciso estar atento e realmente disposto a se cuidar mais no ano que se inicia. Especialistas apontam dez pequenas ações que resultam em grandes resultados.

1 - Comece 2008 pondo em prática o projeto caminhada. Três vezes por semana, durante pelo menos 30 minutos, caminhe em ritmo acelerado. "Essa atitude aumentará sua capacidade cardiorrespiratória, a circulação sangüínea, garantindo também uma aparência mais saudável e bonita, além de combater a flacidez", diz o cardiologista Alexandre Santos, do Hospital Santa Paula.

2 - Não perca sua visão para o computador. "Se você passa horas em frente ao monitor, atenção: passe a fazer pausas de 15 minutos a cada duas horas de uso. Além disso, acostume-se a piscar com mais freqüência enquanto está navegando na web para evitar o ressecamento da vista", diz o doutor Renato Neves, diretor do Hospital de Olhos Eye Care.

3 - Dê mais atenção a seu sono. "Dormir bem significa mais equilíbrio emocional e mais saúde. Evite ingerir café, chá mate, refrigerantes e bebidas alcoólicas à noite, para não comprometer seu descanso", afirma o João Geraldo Simões Houly, chefe da UTI do Hospital Santa Paula.

4 - Estresse em casa? "Pense duas vezes antes de brigar com o marido ou com a mulher, porque o prejudicado é você. Também não basta querer ficar feliz para escapar dos problemas. Invista em atividades como meditação e relaxamento, já que elas liberam substâncias protetoras na circulação e diminuem os hormônios ligados ao estresse, como o cortisol e a adrenalina", explica o cardiologista Otávio Gebara, do Instituto de Cardiologia de São Paulo.

5 - Que tal começar o ano comprando um bom travesseiro e jogar fora aquele outro, cheio de ácaros? "Os ácaros desencadeiam rinite alérgica, conjuntivite, eczemas e dermatites em pessoas mais sensíveis. Como sua remoção é difícil, evite dormir em quartos com carpetes, tapetes e cortinas de tecido. O travesseiro não deve ser de pena e tem de ser substituído todo ano";, diz Sônia Moura, bióloga da Praxxis Controle de Pragas.

6 - Não permita que a artrite seja uma companheira de todas as horas para o resto da vida. "Um dos recursos mais eficientes para tratar a artrite é a Terapia de Sinais Pulsados (Pulsed Signal Therapy). Os pulsos eletromagnéticos agem sobre as cartilagens, ossos, músculos e tendões, aliviando as dores e impedindo o avanço da doença. O procedimento é indolor, não-invasivo e não apresenta efeitos colaterais", diz o médico ortopedista Lafayette Lage.

7 - Reduza a ingestão de refrigerantes e tenha dentes mais saudáveis. "Essas bebidas, quando ingeridas em grande quantidade, são a principal causa de R16;erosão dentalR17;, podendo desencadear dor, sensibilidade exagerada e comprometer a aparência da pessoa", diz Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care.

8 - Que dar aquela levantada? Se as rugas o(a) incomodam, deixe o face lift para daqui a uns anos e faça um thread lift em um bom consultório de cirurgia plástica. "O procedimento, que levanta a expressão facial utilizando fios de nylon, é simples, oferece resultados rápidos e é realizado com anestesia local", diz o cirurgião plástico Robert Jan Bloch.

9 - Pensa em ter um bebê? Perca peso antes de ficar grávida. "Mulheres obesas têm mais dificuldade para engravidar e estão mais propensas a sofrer um aborto. Além disso, o excesso de peso põe em risco a saúde da mãe e do bebê, podendo favorecer o surgimento de diabetes gestacional ou mesmo hipertensão", diz Silvana Chedid, diretora da clínica Chedid Grieco Medicina Reprodutiva.

10 - Querendo uma atividade criativa e novos horizontes? Mantenha sua cabeça ativa e aberta, usando a internet a seu favor. "Criar um blog pode ser uma atividade prazerosa, que espanta o estresse e possibilita conhecer gente bacana", diz o escritor Ordisi Raluz, que está lançando um livro baseado nos contos que publica em seu blog há três anos: Contos&Descontos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir