Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Irã poderá restaurar laços com EUA.
O líder supremo do Irã, o grão aiatolá Ali Khamenei, disse hoje que está pronto a melhorar as relações com os Estados Unidos
Irã poderá restaurar laços com EUA.

O líder supremo do Irã, o grão aiatolá Ali Khamenei, disse hoje que está pronto a melhorar as relações com os Estados Unidos, mas que o momento para isso ainda não chegou, porque o gesto, neste momento, não traria benefícios à nação persa. Os EUA e o Irã não têm relações diplomáticas desde 1979, quando militantes invadiram e ocuparam a embaixada americana em Teerã, em meio à Revolução Islâmica.

A disputa envolvendo o programa nuclear do Irã manteve as tensões altas por anos e foram ainda mais exacerbadas porque os EUA acusam o Irã de apoiar militantes xiitas no Iraque. "Eu seria o primeiro a apoiar essas relações", disse Khamenei à rádio estatal iraniana, durante conversa com estudantes na cidade de Yazd, no Irã central.

"Nós nunca dissemos que as relações ficarão rompidas para sempre. Mas neste momento restaurar os laços seria algo desvantajoso e não buscamos isso", disse Khamenei. Segundo ele, se as relações diplomáticas com os EUA fossem restauradas, a segurança do Irã poderia ser abalada, porque "providenciaria a agentes, bem como a espiões, a possibilidade de ir e vir livremente".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir