Categoria Economia  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Lula pede estudo para melhorar gastos do governo
Proposta foi encomendada ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo
Lula pede estudo para melhorar gastos do governo
Foto: www.diplomaciaenegocios.com.br

O presidente Luiz In�cio Lula da Silva determinou nesta quinta-feira (3) ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a elabora��o de uma proposta para tornar mais eficientes os gastos p�blicos. O acerto � que o ministro apresente uma conclus�o em at� 30 dias.

A proposta de melhorar a qualidade dos gastos p�blicos faz parte do esfor�o do governo de readequar o Or�amento deste ano � falta de cerca de R$ 40 bilh�es, que era a previs�o de arrecada��o da Contribui��o Provis�ria sobre Movimenta��o Financeira (CPMF), derrubada pelo Senado em dezembro.

O estudo de Paulo Bernardo, no entanto, n�o tem rela��o com o corte em R$ 20 bilh�es no Or�amento 2008 em investimento e custeio anunciado na quarta-feira (2) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Equipe econ�mica
A id�ia do ministro � apresentar uma proposta sobre como o governo poder� aplicar nos programas sociais e no PAC os recursos que sobrarem do Or�amento de maneira s�bria visando resultado mais eficiente.

A determina��o de Lula foi dada em uma reuni�o de mais de tr�s horas com a equipe econ�mica. Participaram tamb�m o ministro Guido Mantega (Fazenda) e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

O objetivo do encontro era fazer uma avalia��o da repercuss�o das medidas anunciadas para compensar a perda da CPMF, como a eleva��o das al�quotas do Imposto sobre Opera��o Financeira (IOF) e da Contribui��o Social sobre Lucro L�quido (CSLL).

Lula pede estudo para melhorar gastos do governo. Proposta foi encomendada ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Id�ia deve ser apresentada ao presidente em at� 30 dias.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir