Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Pluviômetro caseiro ajuda a prever enchentes.
Mecânico usa medidor de intensidade da chuva para avisar sobre enchentes. Equipamento feito em garrafa plástica é usado no Parque das Cerejeiras
Pluviômetro caseiro ajuda a prever enchentes.
Foto: Reprodução

Os moradores do Parque das Cerejeiras, na Zona Sul de São Paulo, convivem com o problema das enchentes há mais de 30 anos. Mas convivem também com o mecânico Juraci de Andrade, conhecido como um anjo da guarda na região. Tudo porque ele tem como instrumento de trabalho um pluviômetro que mede a intensidade da chuva e pode ajudar a prevenir inundações.

De sofisticado o equipamento não tem nada. Trata-se de uma garrafa plástica cortada na parte superior e com uma escala que indica a quantidade de água armazenada Dependendo da intensidade da chuva, o chamado para a Defesa Civil pode ser agilizado. Quando o nível passa de 50 mm, os moradores já ficam em alerta.

No bairro, as casas são protegidas com portas de aço e as entradas são cheias de obstáculos. Dona Maria Lorinda depende do aviso de Andrade para deixar seu imóvel na beira do barranco quando há emergência. "Eu vou para a casa de um vizinho", contou ela.

A medição da água da chuva é recente no Parque das Cerejeiras. O mecânico agora vai anotar, todo o dia que chover, os dados numa planilha. Os números podem indicar lugares que precisam de obras urgentes. A Defesa Civil alerta que os acidentes em dias de temporal poderiam ser amenizados se as pessoas não jogassem tanto lixo nas ruas e encostas. "As pessoas têm de ter conscientização", disse o técnico Pedro Lopes.

Fonte: p align="center">Acesse o G1
 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir