Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 04-01-2008

Excesso de chuvas prejudica produção de mel no RS
Apicultores gaúchos prevêem queda de 50% na produção de mel neste ano
Excesso de chuvas prejudica produção de mel no RS
Foto: Reprodução

Apicultores do Rio Grande do Sul estão prevendo queda de 50% na produção de mel. O excesso de chuva dificultou o trabalho das abelhas.

Alvize Cadore é produtor de mel em Barão de Cotegipe. Ele tem 450 colméias, mas na maioria delas, a quantidade de mel decepciona. De acordo com o apicultor, esta é a segunda pior safra dos últimos dez anos. "A perda desse ano em comparação ao ano anterior é de 50% a 70%. O motivo foi muita chuva na época da florada, e até duas chuvas de granizo que caíram na região com muita força e derrubaram todas as flores que tinham na produção", conta.

Numa safra normal, em cada colméia são colhidos 30 quilos de mel. Neste ano, Cadore acredita que a média não vai ultrapassar seis quilos.



Os 1.300 apicultores do Alto Uruguai devem colher 50 toneladas, a metade do previsto. "Na verdade, a principal safra de mel da nossa região está comprometida. Ela representa aproximadamente 70% do mel colhido na região e está com baixíssima produtividade", avalia o agrônomo Carlos Alberto Angonese.

O Rio Grande do Sul é o estado que mais produz mel no Brasil.

Excesso de chuvas prejudica produção de mel no RS.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir