Categoria Educação  Noticia Atualizada em 04-01-2008

Às vésperas da Fuvest, bate ressaca dos estudos
A 2ª fase do processo seletivo será aplicada neste domingo (6)
Às vésperas da Fuvest, bate ressaca dos estudos
Foto: Simone Harnik/G1

Alguns começam o ano com aquela dor de cabeça do espumante das festas do réveillon ou com o fastio de tanto comer pernil assado. Outros, como Rodrigo Galleotti Sant"Anna, de 19 anos, já iniciam 2008 com um outro tipo de "mal-estar": "Estou com ressaca do cursinho", brinca.
 

O investimento, de acordo com Rodrigo, vale a pena na disputa por uma vaga em relações internacionais na Universidade de São Paulo (USP). A segunda fase do maior vestibular do país começa neste domingo (6), a partir das 13h, com a aplicação das provas de português e da redação.

Engana-se quem pensa que Rodrigo não estudou no dia de Ano Novo. Não só ele mergulhou nas apostilas no primeiro dia do ano, como também na véspera de Natal: "Cheguei a ser expulso do cursinho. Eram 17h30 do dia 24 e vieram pedir pra eu ir embora, porque era preciso fechar o prédio", ironiza.

 

Foto: Simone Harnik/G1
Simone Harnik/G1
Mayra Jacob ainda briga por uma vaga em gestão ambiental (Foto: Simone Harnik/G1)

O estudante e seu amigo Fernando Calix Coelho da Costa, de 20 anos, que quer uma vaga em direito, vêm freqüentando as salas de estudo de um cursinho de São Paulo desde os dias posteriores ao exame da primeira fase da Fuvest buscar, realizado em novembro. E há pouco tempo da aplicação da prova classificatória, não é pouca gente que freqüenta essas salas de aula.

" Moro sozinho. Então, se fico em casa para estudar, sinto fome a cada meia hora. No cursinho agüento cinco, seis horas", conta. Essa fome, que poderia indicar alguma obesidade, é só desculpa para ficar na cozinha e dar aquela enrolada nos livros. Fernando até abdicou de viagem no Natal e Ano Novo pelo estudo.

Já Mayra Jacob, de 18 anos, se deu um período de férias, mas afirma padecer da mesma ressaca de apostila dos colegas. " Estudar está difícil. Agora é só quando Deus ajuda. Mas sempre tento levar umas quatro ou cinco horas diárias na apostila", conta. A garota quer garantir sua cadeira no curso de gestão ambiental. "A gente vem para o cursinho, porque tem a sensação de que ainda pode aprender alguma coisa", explica Mayra. "Mas já está batendo o cansaço".

 

Recomendação dos especialistas

 

Foto: Simone Harnik/G1
Simone Harnik/G1
Sala de estudo de um cursinho fica cheia às vésperas da 2ª fase (Foto: Simone Harnik/G1)

Vale, sim, estudar às vésperas do vestibular no caso de quem passou para a segunda fase. É que, de acordo com os especialistas ouvidos pelo G1, nessa etapa não há mais candidatos amadores e toda a revisão pode ser útil e dar segurança.

" Agora é uma hora em que não dá para chorar leite derramado. Para quem está bem, sempre é fácil falar. Às vezes uma boa revisada até dá segurança. Só não é bom estudar o que o candidato desconhece completamente", diz o coordenador do Etapa, Carlos Eduardo Bindi.

" O que não pode é acordar no domingo de manhã desesperado, pensando que não estudou nada. Se o candidato fez resumos, é bom dar uma revisada", afirma o coordenador do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento.

Já a professora de literatura do Objetivo Maria de Lourdes da Conceição Cunha dá a dica para a prova de português: "Quem não faz cursinho, deve procurar fontes confiáveis para estudar na internet. Não é qualquer resumo que traz a análise das obras obrigatórias. E a Fuvest não cobra historinha", disse.

 

 Como será o exame de domingo

Ao todo, foram convocados 31.342 candidatos com o ensino médio completo que disputam as seguintes vagas: 10.302 na USP, cem na Santa Casa e 150 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Contando os treineiros, candidatos que fazem o exame por experiência, o número de convocados aumenta para 37.334. 

Clique aqui para consultar os aprovados para a 2ª fase da Fuvest 2008

Confira os locais de prova da segunda fase

Pesquise no site da Fuvest se você foi convocado

A prova de português da segunda fase é obrigatória para todos os concorrentes e será composta por dez questões discursivas e mais uma dissertação. De acordo com a professora Maria de Lourdes, a proporção, em geral, é de 30% das questões sobre conhecimentos de gramática e 70% de interpretação de textos e literatura.

A Fuvest recomenda que o candidato visite o local de exame pelo menos um dia antes da prova, pois os locais da segunda fase não são necessariamente os mesmos locais de prova da primeira fase. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h.

 

 Outras provas

As outras provas da segunda fase variam conforme a carreira escolhida (confira aqui). Cada uma é composta por dez questões de mesmo valor. Os exames serão de matemática, física, química, biologia, geografia e história. Os candidatos realizarão apenas uma prova a cada dia. Algumas carreiras exigirão também uma prova de habilidades específicas.

A lista dos aprovados no vestibular está prevista para ser divulgada no dia 7 de fevereiro de 2008. Veja o calendário das provas:
 

Dia Prova
6/1, das 13h às 17h - domingo Português
7/1, das 13h às 16h - segunda-feira História ou química
8/1, das 13h às 16h - terça-feira Geografia ou biologia
9/1, das 13h às 16h - quarta-feira Física
10/1, das 13h às 16h - quinta-feira Matemática
 

Às vésperas da Fuvest, bate ressaca dos estudos.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir