Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-01-2008

Anatel irá mudar prefixos de alguns telefones.
Mais de 2,5 milhões de telefones fixos em São Paulo terão seus prefixos alterados até outubro deste ano
Anatel irá mudar prefixos de alguns telefones.
Foto: google

Mais de 2,5 milhões de telefones fixos em São Paulo terão seus prefixos alterados até outubro deste ano. A mudança, que começa a ser implantada neste mês, se dará principalmente nos números de telefone que começam pelo dígito 6, que terá de ser trocado pelo dígito 2. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os assinantes que têm este prefixo estão concentrados na Região Metropolitana de São Paulo.

A Anatel explica que São Paulo é o único Estado que utiliza o 6 como o dígito inicial dos números de telefone fixo e que a mudança servirá para liberar este prefixo para ser usado pela telefonia móvel, cujo total de aparelhos é três vezes maior. Hoje, há cerca de 40 milhões de telefones fixos no País e mais de 116 milhões celulares.

A troca se dará em linhas da Telefônica e da Embratel, que têm a obrigação de avisar os clientes sobre a mudança com antecedência de 90 dias. As primeiras alterações nos números de telefones que têm o dígito 6 começam a ser feitas no dia 12 deste mês pela Telefônica e no dia 19 pela Embratel. A mudança alcançará principalmente os assinantes de Guarulhos e de bairros das zonas Leste e Norte da capital, entre eles Imirim, Lausane Paulista, Vila Esperança, Vila Gustavo e Vila Guilherme.

Mudança

De acordo com as regras da Anatel, no primeiro mês após a alteração as empresas terão que manter os dois prefixos ativos, tanto o antigo iniciado com o algarismo 6 quanto o novo, que começa com 2. As companhias são obrigadas a informar também o novo número pelo período de três meses após a mudança.

Com a troca, 10 milhões de novos números estarão disponíveis para telefonia móvel na região, de acordo com a previsão da Anatel. Hoje, os celulares começam pelos algarismos 7, 8 e 9. A Anatel entende que é importante destinar prefixos exclusivamente a determinados serviços, principalmente para que o cliente consiga distinguir se está fazendo uma ligação para celular ou para um telefone fixo, que têm tarifas diferentes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir