Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-01-2008

Investigação da morte de Benazir Bhutto
A equipe se reunirá em breve com representantes do Ministério de Interior
Investigação da morte de Benazir Bhutto
Foto: B. K. Bangash/AP

Islamabad, 4 jan (EFE).- Um grupo de cinco investigadores britânicos da Scotland Yard chegou hoje a Islamabad para tentar esclarecer o assassinato da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, informou uma fonte diplomática.

A equipe se reunirá em breve com representantes do Ministério de Interior. Ainda não sa sabe quanto tempo os investigadores permanecerão no Paquistão para investigar a morte de Bhutto, disse uma fonte da missão diplomática britânica em Islamabad, citada pelo canal de TV "Dawn".

O grupo da Polícia Metropolitana Antiterrorista britânica deixou o aeroporto sem falar à imprensa.

O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, anunciou na quarta-feira passada a ajuda da Scotland Yard na investigação do atentado. Ele afirmou ainda a sua "convicção" de que os responsáveis são os líderes radicais paquistaneses Fazlullah e Baitullah Mehsud, supostamente ligados à rede terrorista Al Qaeda.

Musharraf também considerou "sem fundamentos" as acusações que Bhutto deixou por escrito. Ela apontou o presidente como "responsável" pela sua morte, por ignorar as advertências de que membros dos serviços de inteligência queriam matá-la.

O Partido Popular do Paquistão (PPP), que era liderado por Bhutto, não se conforma com a investigação da Scotland Yard e exige uma missão da ONU. O modelo apontado é a comissão sobre o assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri. Mas Estados Unidos e França são contra a idéia, por não haver suspeitas de envolvimento de outro país.

"Não confiamos nas investigações governamentais, que podem confundir as pessoas e o nosso partido", disse hoje à Efe um membro do PPP em Karachi, Naveed Shad.

Scotland Yard chega a Islamabad para investigar morte de Bhutto.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir