Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2008

Masp adia reabertura pela 2ª vez
Adiamento deve-se à instalação de novos equipamentos de segurança
Masp adia reabertura pela 2ª vez
Foto: Divulgação

A reabertura do Museu de Arte de São Paulo (Masp) foi adiada pela segunda vez. Prevista inicialmente para o dia 26 de dezembro e depois para 8 de janeiro, a retomada das visitas só ocorrerá no dia 11 deste mês. Segundo a assessoria de imprensa, o adiamento deve-se a "modificações técnicas". A instalação de um novo sistema de segurança não estaria completa na data anterior.

Na madrugada do dia 20 de dezembro, pelo menos três criminosos furtaram duas telas domuseu: "O lavrador de café", de Cândido Portinari, e "Retrato de Suzanne Bloch", de Pablo Picasso. As obras são avaliadas em US$ 55 milhões, ou cerca de R$ 100 milhões.

Contas
Na quarta-feira (2), o Ministério Público Estadual (MPE) começou a coletar documentos para efetivar a perícia contábil no Masp. De acordo com a promotora Mariza Schiavo Tucunduva, "o MPE quer saber o total das dívidas em 2007 do museu e a projeção para 2008". Ela prevê que a análise deve estar pronta ainda na primeira quinzena de janeiro.

Verbas e segurança
A promotora comentou que a falta de verbas afeta diretamente a segurança do Masp e o Ministério Público quer auxiliar o museu para não colocar em risco o patrimônio histórico. "O roubo das duas telas está sendo investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e reflete a fragilidade da segurança", declarou. Segundo a promotora, em julho deste ano a Justiça solicitou documentação à direção do museu para saber o valor real da dívida da instituição.

Reforço
No final do ano passado, a direção do museu anunciou que providenciaria "medidas de atualização do sistema de segurança". Na mesma ocasião, foi divulgado que a Polícia Militar colocará uma cabine com funcionamento diário das 7h às 23h em frente ao Parque Trianon e um carro da policia no espaço Lina Bo Bardi, o vão livre do Masp, todo os dias das 23h às 7h.

Também será colocada, ainda no 1º semestre, uma base fixa de segurança comunitária na calçada do Parque Trianon, com funcionamento 24 horas por dia, ininterruptamente, em posição que permita a melhor visualização do acesso principal do Museu.

A direção do museu também citou a instalação de câmeras de longo alcance e alta resolução ao longo da Avenida Paulista, inclusive em frente ao Masp, para operação conjunta das Guarda Municipal com a Polícia Militar.

Masp adia reabertura pela 2ª vez.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir