Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 06-01-2008

Local da explosão era fábrica clandestina de fogos
Foram recolhidos cerca de cem quilos de pólvora
Local da explosão era fábrica clandestina de fogos
FOTO:Alba Valéria / G1)

O major Cláudio Antonio Lucena Pereira, coordenador da Defesa Civil de São Gonçalo, afirma que já se pode caracterizar a existência de uma fábrica clandestina de fogos de artifício na casa que explodiu na tarde deste sábado (5) em São Gonçalo, matando três pessoas.

"Pela quantidade de material explosivo que foi encontrado não há mais dúvida. Está caracterizado que aqui funcionava uma fábrica clandestina."

Segundo a Defesa Civil foram recolhidos cerca de cem quilos de pólvora e artefatos no local. O material foi levado por uma equipe do Esquadrão Anti-Bombas para perícia.

Casa é demolida
Ainda de acordo com a Defesa Civil, o trabalho de demolição da casa de dois andares recomeçou por volta de 6h30 deste domingo (6). Permanecem interditadas preventivamente cinco casas por causa do trabalho de demolição, mas as residências não sofreram nenhum dano estrutural, segundo a Defesa Civil. O major Lucena acredita que até o final da tarde deste domingo o trecho seja liberado aos moradores
O garçom Almir José Martins de Farias morava numa das casas do térreo do sobrado. A família não estava em casa no momento da explosão. Ele, a mulher e dois filhos de 8 e 2 anos nada sofreram. Ele conseguiu tirar, na manhã deste domingo dos escombros, uma TV, uma geladeira e alguns documentos.

Almir está morando na casa de um irmão, o filho mais velho está na casa da tia, e a mulher e o filho de 2 anos na casa da sogra. Todos moram no Gradim.

"O mais importante é que ninguém se machucou. Morava aqui há dois anos e nunca desconfiei. Achava que na parte de cima da casa funcionava um buffet porque muita gente entrava e saía com cadeiras, mesas e material de festa. Estamos todos bem, Perdemos a casa onde moramos há dois anos. Agora, é trabalhar cada vez mais pra comprar tudo outra vez. Geladeira a gente repõe, filho não. Graças a Deus todos escaparam", disse ele que acompanhou o trabalho de demolição do sobrado.

Três mortos
As vítimas são Vitor Froz dos Santos, de 26 anos, Alexandro Fonseca de Sousa, de 16, e Renato Arantes dos Santos, 17
O corpo da terceira vítima, Renato, foi localizado por volta de 22h de sábado (5). Todas as vítimas foram reconhecidas por parentes, de acordo com a Defesa Civil. Os corpos foram encaminhados para o IML do Tribobó.

O corpo de Renato será enterrado às 16h deste domingo (6) no Cemitério de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

A Prefeitura de São Gonçalo informou que Gabriela Moreira, 15 anos, que sofreu lesão na cabeça voltou a ser levada para o Hospital de São Gonçalo. O quadro dela é estável.

Local da explosão era fábrica clandestina de fogos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir