Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 07-01-2008

Bill Gates anuncia afastamento da Microsoft
Bilion�rio vai se dedicar a trabalhos filantr�picos na funda��o que leva seu nome
Bill Gates anuncia afastamento da Microsoft
Foto: Rick Wilking/Reuters

O presidente e fundador da Microsoft, Bill Gates, anunciou em seu discurso na abertura da Feira de Eletr�nica de Consumo (CES), em Las Vegas, que vai deixar o trabalho di�rio na empresa que criou e que o tornou bilion�rio. Gates confirmou que esta foi sua �ltima apari��o no evento e disse ainda que agora se inicia uma segunda d�cada digital, "mais focalizada em conectar pessoas".

"Este � meu �ltimo discurso de abertura. Em julho deixarei de ser um funcion�rio em tempo integral da Microsoft para trabalhar totalmente para a Funda��o (Bill e Melinda Gates)", assinalou em seu discurso de abertura da CES 2008.

Gates j� tinha anunciado que, em julho, deixaria de forma efetiva todos os trabalhos de gest�o da Microsoft para se concentrar em suas tarefas filantr�picas atrav�s da Funda��o Bill e Melinda Gates.

D�cada digital
Durante seu discurso, o magnata qualificou os �ltimos dez anos como a "primeira d�cada digital" e disse que o per�odo viveu um grande sucesso tanto no desenvolvimento de aparelhos como em suas aplica��es.

O multimilion�rio de 52 anos tamb�m assinalou que "esta primeira d�cada foi apenas o princ�pio". "Nada vai nos segurar na segunda d�cada digital, que estar� mais focalizada em conectar pessoas e nas necessidades do usu�rio", afirmou.

Gates disse que haver� tr�s elementos-chave na nova d�cada digital. O primeiro foi definido por ele como "experi�ncias em alta defini��o", tanto de v�deo como de �udio.

O segundo elemento citado por Gates foi que todos os aparelhos eletr�nicos "estar�o conectados por servi�os", o que permitir� compartilhar a informa��o entre uma multid�o de usu�rios sem a necessidade de estabelecer pontes entre os aparelhos eletr�nicos.

E o terceiro elemento, que Gates qualificou como "o mais subestimado", s�o as novas formas de intera��o com computadores, telefones e outros aparelhos eletr�nicos.

Faltou for�a
Gates, entretanto, n�o tinha muito a exibir em termos de novos aparelhos.

"Parte disso tem a ver com o fato de que a Microsoft est� cansada de anunciar novos produtos que n�o se materializam ou terminam surgindo em forma muito diferente daquilo que era alardeado", escreveu Michal Gartenberg, analista da Jupiter Research, em nota na web.

"Ainda acredito que essa abordagem � positiva, mas um pouco mais de for�a n�o teria prejudicado", acrescentou.

Gates anunciou que este seria seu �ltimo discurso na CES -- ao menos em seu papel atual -- e exibiu um v�deo humor�stico em que diversas pessoas famosas, como o diretor de cinema Steven Spielberg e a senadora Hillary Clinton, rejeitam seus pedidos de emprego.

No futuro, Robbie Bach, que comanda a divis�o de aparelhos e entretenimento da Microsoft, respons�vel por produtos como o console de videogames Xbox 360 e o player de m�dia Zune, far� o discurso como representante da empresa.

Bill Gates anuncia afastamento das atividades di�rias da Microsoft. Bilion�rio vai se dedicar a trabalhos filantr�picos na funda��o que leva seu nome. Gates anunciou o in�cio da 'segunda era digital".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir