Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 07-01-2008

Enchente e tempestades geladas matam nos EUA
Na Calif�rnia, neve fechou aeroportos e deixou mais de 600 mil casas sem energia
Enchente e tempestades geladas matam nos EUA
Foto: Brad Horn/AP

O oeste dos Estados Unidos est� sofrendo com o mau tempo e tamb�m com a ruptura de um canal que alagou ruas e casas. Pelo menos duas pessoas morreram e seis est�o desaparecidas.

Segundo fontes oficiais, duas pessoas morreram com os incidentes. Uma mulher de 25 anos, em Chino, e um homem de 57 anos, em Sacramento. Seis esquiadores est�o desaparecidos

Na Calif�rnia, uma tempestade de inverno, que atrasou dezenas de v�os e interrompeu o tr�nsito em estradas importantes, encheu de neve Sierra Nevada e trouxe ventos e chuvas que causaram deslizamentos de terra.

Milhares de pessoas ficaram sem eletricidade na Calif�rnia no fim de semana devido a uma forte tormenta que atingiu a costa oeste do pa�s.

De San Francisco a Los Angeles, mais de 600.000 casas tiveram sua energia cortada, informaram funcion�rios da companhia Pacific Gas and Electric um dia depois da passagem da tormenta pelo estado.

A cidade de San Francisco, onde o volume de chuvas ultrapassou os 20 cent�metros nas regi�es mais afetadas e os ventos alcan�aram 161 quil�metros por hora, foi a mais castigada, segundo informa��es do Servi�o Nacional de Meteorologia.

Os ventos que varreram a cidade arrancaram mais de 400 �rvores, fazendo com que as autoridades declarassem o estado de emerg�ncia.

Um porta-voz da companhia Pacific Gas and Electric disse que 615.000 casas e lojas do norte da Calif�rnia se viram afetadas por cortes de energia e avisou que o servi�o poder� demorar alguns dias para ser restabelecido por completo.

No estado vizinho, em Nevada, cerca de 300 casas foram tomadas por �guas geladas de um canal que se rompeu.

Algumas resid�ncias chegaram a ter mais de 2 metros de �gua de altura.

As autoridades disseram que os moradores j� poderiam voltar para as casas nesta segunda-feira, com a baixa da �gua. Segundo elas, um canal de irriga��o estourou e provocou a inunda��o de v�rias ruas em Fernley.

Enchente e tempestades geladas matam nos EUA. Na Calif�rnia, neve fechou aeroportos e deixou mais de 600 mil casas sem energia. Em Nevada, canal de �gua se rompeu e alagou ruas e casas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir