Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-01-2008

Recomeça julgamento contra ex-presidente liberiano
Foi retomado nesta segunda-feira o julgamento contra o ex-presidente da Libéria Charles Taylor
Recomeça julgamento contra ex-presidente liberiano
Foto: Reuters

HAIA, 7 Jan 2008 (AFP) - Depois de seis meses de interrupção, foi retomado nesta segunda-feira o julgamento contra o ex-presidente da Libéria Charles Taylor, acusado de crimes contra a humanidade pelo Tribunal Especial para Serra Leoa (TESL) por liderar uma rebelião sangrenta no país entre 1991 e 2001.

Charles Taylor, primeiro ex-chefe de Estado africano julgado por um tribunal internacional, estava presente no reinício do processo.

O ex-presidente se diz inocente das acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade, assim como das outras 11, que incluem assassinato, estupro e recrutamento de meninos soldados entre novembro de 1996 e 2001.

A acusação terá como primeira testemunha Ian Smillie, especialista da indústria do diamante na África e conhecedor do papel de Taylor no conflito.

O procurador deseja levar ainda ao tribunal uma vítima dos crimes cometidos durante a guerra civil em Serra Leoa (1991-2001) e um liberiano que pertence ao círculo de amigos de Taylor.

Eleito presidente da Libéria em 1997, Charles Taylor é processado por ter armado, treinado e controlado os rebeldes da Frente Revolucionária Unida (RUF), que torturou civis durante a guerra civil no país.

O conflito armado deixou 120.000 mortos e milhares de mutilados. Em troca, Taylor recebeu um número ainda desconhecido de diamantes e outros recursos naturais do país vizinho.

Recomeça julgamento contra ex-presidente liberiano.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir