Ferrari lan�ou o carro que usar� na temporada de 2008 da F-1
Foto: AFP Sem festa nem alarde, a Ferrari lan�ou o carro que usar� na temporada de 2008 da F-1. O motivo, segundo os dirigentes da escuderia presentes no evento realizado na sede da equipe, em Maranello, era manter a concentra��o no desenvolvimento do F2008.
A principal modifica��o em rela��o ao modelo usado no ano passado, al�m da aboli��o do controle de tra��o, que ser� obrigat�rio para todas as equipes, foi "clonar" a McLaren.
Para este ano, a Ferrari diminuiu a dist�ncia entre os eixos de seu carro, algo que em 2007 foi apontado como um dos principais respons�veis pelo mau rendimento ferrarista em circuitos mais travados.
A menor dist�ncia entre os eixos faz com que os carros tenham melhor desempenho em retas curtas e curvas de baixa velocidade. E foi justamente em pistas assim que a McLaren conseguiu superar a Ferrari com facilidade. No ano passado, equipes como Renault e BMW tamb�m tinham dist�ncia similar � do time ingl�s.
"Trabalhamos muito para resolver os problemas que tivemos em alguns circuitos, como M�naco, Hungria e Canad�", explicou Aldo Costa, novo diretor t�cnico ferrarista. "N�s nos concentramos em aspectos aerodin�micos que podem ajudar nessas pistas, mas fizemos isso de maneira a n�o sacrificar o desempenho que j� t�nhamos nas outras. Queremos ir bem em todas as pistas. � o objetivo."
Talvez por ter "copiado" o expediente usado pelas rivais, a Ferrari distribuiu um folheto bem "pobre" neste ano. Apenas algumas das especifica��es t�cnicas foram apresentadas e, assim como no ano passado, fotos e imagens do F2008 s� as distribu�das pela escuderia.
"O folheto est� exatamente como queremos, sem medidas exatas ou detalhes", explicou Luca Colajanni, assessor de imprensa do time italiano.
Os jornalistas presentes tiveram acesso � garagem onde o carro estava, mas nem celulares eram permitidos no local, vigiado por pelo menos cinco funcion�rios da Ferrari.
Apesar do sigilo, Costa j� avisou que o carro que vai estrear na Austr�lia, em 16 de mar�o, deve ser bem diferente do apresentado hoje. "As superf�cies aerodin�micas ser�o refeitas para Melbourne, j� que passaremos por uma evolu��o at� l�. A id�ia � ter novos elementos em todas as corridas para ter uma evolu��o constante."
O maior problema da Ferrari no desenvolvimento do modelo foi se adaptar � nova centralina, que ser� padronizada e produzida pela McLaren. "Estamos trabalhando desde junho nisso e tenho certeza de que, at� a estr�ia, j� teremos um conhecimento muito melhor", disse Gilles Simon, diretor de motores e engenharia.
Novo carro da Ferrari 'imita' McLaren.
Fonte: http://esporte.uol.com.br
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