Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-01-2008

Hillary Clinton se vê cada vez mais ameaçada
Favoritos nas pesquisas, Obama e McCain saem na frente nas primeiras votações em New Hampshire
Hillary Clinton se vê cada vez mais ameaçada
Foto: http://noticias.uol.com.br

O senador Barack Obama, no Partido Democrata, e o senador John McCain no Republicano levaram a melhor nas votações que deram início às prévias de New Hampshire, realizadas a partir da madrugada desta terça-feira (8) em duas minúsculas cidades do norte do estado, afirmaram as autoridades.

A lei eleitoral de New Hampshire permite que as cidades com menos de 100 habitantes iniciem a votação logo após a meia-noite, e a encerrem quando todos os seus eleitores registrados tiverem votado.
De fato, os resultados das duas cidades têm relevância mínima na apuração total de votos do estado, mas os analistas acham que é uma previsão do que pode vir a ser o resultado final das prévias.

No povoado de Hart's Location, onde vivem 42 pessoas, McCain, do Arizona, recebeu seis votos; o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee teve cinco; o representante do Texas, Ron Paul, teve quatro votos; e o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney teve dois.

Na mesma cidade, Obama, senador por Illinois, teve nove votos; a senadora por Nova York Hillary Clinton recebeu três, e o ex-senador de Carolina do Norte John Edwards ficou com apenas um.

Na cidade de Dixville Notch, de apenas 75 habitantes, McCain teve quatro votos; Romney dois e o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani recebeu um.
Entre os democratas, Obama teve sete; Edwards dois e o governador do Novo México, Bill Richardson, ficou com um.

Em todo o Estado, onde cerca de 500 mil cidadãos são eleitores, as mesas de votação serão fechadas às 23h (de Brasília).

Pesquisas

O pré-candidato democrata Barack Obama aumentou para 13 pontos percentuais sua vantagem sobre Hillary Clinton pouco antes de se iniciar a votação nas prévias de New Hampshire, revelou uma pesquisa da Reuters/C-Span/Zogby divulgada nesta terça-feira.

O senador republicano John McCain, do Arizona, também ampliou sua distância em relação ao ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, ficando com 36 contra 27 por cento das intenções de voto após vários meses de uma intensa campanha no Estado.

Obama continuava aproveitando-se do empurrão conferido pelo seu desempenho nas prévias de Iowa, na semana passada, quando ele e o republicano Mike Huckabee obtiveram vitórias surpreendentes, deixando para trás os adversários Hillary e Romney.

Obama, um senador de Illinois que pode se tornar o primeiro presidente negro dos EUA, liderava as pesquisas com 42 por cento das intenções de voto, contra 29 por cento para Hillary, antes apontada como o principal nome das prévias democratas.

O ex-senador pela Carolina do Norte John Edwards aparecia em terceiro lugar, com 17 por cento.

"Obama continua na ascendente e não está perdendo gás. Ele experimentou um outro dia em que tudo deu certo", afirmou John Zogby, um especialista em pesquisas.

O pré-candidato aparecia à frente de Hillary em todos os grupos de eleitores com exceção das mulheres e dos norte-americanos com mais de 65 anos de idade. E afastava-se da senadora de Nova York entre os eleitores democratas de base.

"Foi assim também que ele se saiu nas últimas horas de Iowa", afirmou Zogby sobre Obama.

A pesquisa realizada com 862 eleitores democratas em potencial e 859 eleitores republicanos em potencial coletou dados entre sábado e segunda-feira. A margem de erro dela é de 3,4 pontos percentuais.

As prévias de New Hampshire, na terça-feira, representam o próximo campo de batalha no processo de escolha dos candidatos republicano e democrata para a eleição presidencial de novembro, quando os EUA escolherão o sucessor do atual líder do país, George W. Bush. O processo acontece em cada Estado separadamente.

Tanto Hillary quanto Romney vêem-se sob pressão para reavivar suas campanhas após um desempenho decepcionante em Iowa. Uma segunda derrota pode manchar-lhes ainda mais a imagem.

Hillary, ex-primeira-dama do país, ficou em terceiro lugar em Iowa. Romney, que antes liderava as pesquisas para Iowa e New Hampshire, ficou em segundo.


Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir