Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 10-01-2008

Caminhão com 26 toneladas de produtos químicos tomba em MG
Técnicos estudam conseqüências ambientais da carga derramada
Caminhão com 26 toneladas de produtos químicos tomba em MG
Foto: Reprodução/Rede Integração

Um caminhão carregado de produtos químicos tombou na BR-153, a 20 quilômetros da cidade de Prata (MG), na quarta-feira (9). O material ficou espalhado próximo a uma nascente. O veículo transportava 26 toneladas de produtos químicos.



O motorista tentava ultrapassar outra carreta, mas foi fechado por ela. O caminhão saiu de Cotia (SP) em direção a Goiânia.

Com o impacto, a carga se desprendeu da cabine, que não virou. O condutor foi atirado para fora do veículo, mas teve apenas ferimentos leves.



O problema é a possível contaminação de uma nascente do córrego Corumbá, a 300 metros do local, que deságua do Rio Tejuco.



Danos ambientais
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informaram que a empresa responsável não tem licença para transportar esse tipo de produto. Uma equipe da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) foi acionada.

Sebastião Bahia, técnico do núcleo de emergência ambiental da Feam, visitou o local do acidente. Numa primeira avaliação, ele constatou que não houve contaminação do córrego Corumbá. Os danos à vegetação serão avaliados nesta quinta-feira (10), após a retirada da carga.

Leandro Ferraz, gerente administrativo da transportadora, contestou a informação de que a empresa não é certificada para transportar produtos químicos. Ferraz informou ainda que a empresa é certificada pelos órgãos ambientais e tem selo do Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade.

Uma empresa contratada pela transportadora, que é especializada na remoção do produto químico, já está no local para limpeza da área e destinação dos resíduos. O gerente administrativo garantiu que todas as medidas de proteção ambiental estão sendo adotadas para evitar danos à natureza.

Caminhão com 26 toneladas de produtos químicos tomba em MG.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir