Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 10-01-2008

Irã divulga imagens do incidente com Marinha americana
'Encontro' aconteceu no estreito de Ormuz no domingo (7)
Irã divulga imagens do incidente com Marinha americana
Foto: AP/Reprodução de TV

O Irã divulgou nesta quinta-feira (10) um vídeo que, segundo o país, comprova que suas lanchas não ameaçaram navios dos Estados Unidos no estreito de Ormuz, como acusam os norte-americanos.

O estreito de Ormuz, cenário do incidente, é o único acesso ao Golfo Pérsico. Por ali passam por dia 17 milhões de barris de petróleo bruto, mais de um terço do total comercializado mundialmente.

O vídeo foi divulgado pelo canal iraniano por satélite Press TV. Nele, a versão do incidente de domingo (7) é completamente diferente da que foi divulgada no começo da semana pelo Departamento de Defesa dos EUA.

A Press TV disse que o vídeo, divulgado pela Guarda Revolucionária um dia depois de essa força qualificar de falsas as imagens do Pentágono, inclui -- a exemplo do material norte-americano -- uma gravação que seria do diálogo entre ambas as tripulações.

O general-de-brigada Ali Fadavi, da Guarda Revolucionária, disse que as lanchas iranianas só abordaram os navios dos EUA para examinar seus números de registro, de acordo com a Press TV.

O vídeo mostra um oficial naval iraniano numa pequena embarcação, conversando por rádio com um navio que não pode ser claramente identificado.

"Navio de guerra 73 da coalizão, aqui barco de patrulha da Marinha iraniana", diz o oficial, num inglês com sotaque carregado.

"Aqui é o navio de guerra 73 da coalizão. Eu o leio [sic] alto e claro", responde uma voz, com sotaque norte-americano.

O oficial iraniano então pede que o navio se identifique, embora às vezes suas palavras sejam indistinguíveis: "Navio de guerra 73 da coalizão, aqui barco de patrulha da Marinha iraniana, pede número lateral... operando na área este momento."

Versão americana
O vídeo do Pentágono, bem diferente, inclui uma voz de um dos navios dos EUA informando que uma pequena embarcação estava "derivando com perigo e pode ser submetida a medidas defensivas". "Vocês vão explodir depois de alguns minutos", responde a voz do lado iraniano, na versão dos EUA.

Washington e Teerã, que romperam relações há quase 30 anos, mantêm atritos por causa de vários temas, especialmente a guerra do Iraque e o programa nuclear iraniano.

Na quarta-feira, o presidente George W. Bush disse que o incidente foi um ato "muito provocativo" e que o Irã terá de "arcar com sérias consequências" caso isso se repita.

Irã divulga imagens do incidente com Marinha americana. 'Encontro' aconteceu no estreito de Ormuz no domingo (7). O vídeo foi divulgado pelo canal iraniano por satélite Press TV.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir