Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-01-2008

Chavéz diz que farc libertou dois reféns.
Hugo Chávez diz que já falou com as duas reféns. Venezuela e Cruz Vermelha foram juntas ao território colombiano
Chavéz diz que farc libertou dois reféns.
Foto: AFP

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, e a chefe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Barbara Hintermann, disseram que duas das reféns das Forças Armadas Revolucionárias (Farc) da Colômbia, Clara Rojas e Consuelo González, foram libertadas nesta quinta-feira (10), na selva colombiana.

Entenda a negociação para libertar os reféns das Farc

Chávez disse que já falou com as reféns, que, segundo o venezuelano, eles já estão em liberdade.

No início do dia, a Venezuela enviou dois helicópteros para a Colômbia seguidos por integrantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Não foram informados os detalhes sobre o local onde foram os helicópteros. O governo colombiano se prontificou até às 21h (de Brasília) a tirar o Exército do país da região.

Segundo informações das agências internacionais, as duas fazem parte de um grupo de cerca de 40 reféns que serão libertados em troca de 500 guerrilheiros presos pelo governo colombiano.

Por meio de "uma mensagem direto do ponto" da selva colombiana onde foram entregues as reféns, ponto este que Chávez disse "desconhecer totalmente", o ministro venezuelano do Interior, Ramón Rodríguez Chacín, relatou ao presidente, "visivelmente emocionado", que estava recebendo as duas seqüestradas.

Clara Rojas era ex-candidata a vice-presidente e foi seqüestrada, em 23 de fevereiro de 2002, com sua companheira de chapa, a ex-candidata à Presidência colombiana Ingrid Betancourt, que também tem nacionalidade francesa. Ingrid continua nas mãos das Farc. Clara teve um filho com um dos guerrilheiros, Emmanuel, que está sob poder do governo colombiano (saiba mais sobre Clara Rojas clicando aqui).

A ex-deputada Consuelo González foi seqüestrada em 10 setembro de 2001 (clique aqui para saber mais sobre Consuelo).

"Temos a feliz notícia de que Clara Rojas e Consuelo González estão conosco, estamos muito felizes", indicou Hintermann.

Antes de saírem com os helicópteros, os reféns e a Cruz Vermelha tiveram que esperar em terra para permitir que os rebeldes voltassem para a mata.

Chávez indicou que ambas "chegarão diretamente a terras venezuelanas" no meio da tarde desta quinta-feira e que de um aeroporto, que não revelou o nome, irão a Caracas para se reunir com os familiares.

Estados Unidos
O governo dos Estados Unidos aplaudiu hoje a libertação de duas mulheres seqüestradas pelas Farc, e reiterou seu pedido ao grupo guerrilheiro para que também liberte os três americanos em seu poder.

"Damos as boas-vindas à libertação das reféns, e continuamos pedindo para que as Farc libertem todos os reféns em seu poder, incluindo os três americanos", disse à Agência Efe uma porta-voz do Departamento de Estado, que pediu anonimato.

A fonte acrescentou que a política do governo de Washington em relação às Farc "não mudou", e que o grupo continua figurando na lista de grupos que, segundo os Estados Unidos, estão envolvidos com o terrorismo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir