Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-01-2008

SP põe 119 presas em cadeia onde cabem 12
a Cadeia Pública Feminina de Monte Mor (120 km a noroeste de São Paulo), tem capacidade para 12 pessoas
SP põe 119 presas em cadeia onde cabem 12
Foto: Marlene Bergamo/Folha Imagem

Reportagem publicada na edição desta quinta-feira da Folha de S.Paulo (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal) revela que a Cadeia Pública Feminina de Monte Mor (120 km a noroeste de São Paulo), que tem capacidade para 12 pessoas, abriga hoje 119 mulheres das quais quatro estão grávidas.

De acordo com a reportagem, a cadeia tem só duas celas, de 25 metros quadrados cada uma, cujas portas estão sempre abertas, devido à superlotação. Grande parte das presas --condenadas ou à espera de julgamento-- dorme em um pátio de 50 metros quadrados, sem teto. No local, há apenas dois chuveiros, um tanque, um fogão e uma geladeira.

Familiares relataram à Folha que as presas vivem em condições subumanas e que o local está infestado de piolhos, sarna e baratas. O aparecimento de ratos é comum. Quando chove, as presas improvisam cobertas com pedaços de plásticos para se proteger mas, mesmo assim, colchonetes e roupas ficam molhados.

Um bebê recém-nascido passou os dois primeiros dias de vida na cadeia nesta semana e foi transferido ontem com a mãe para uma penitenciária do Estado.

Outro lado

O delegado responsável pela cadeia, Luís Antônio Loureiro Nista, afirmou que as presas recebem visitas de uma ginecologista e de um dentista a cada 15 dias, e que há assistência médica quando solicitado. Ele afirmou ainda que as detentas grávidas ficam separadas das demais "na medida do possível", e que a cadeia está superlotada porque não há outra unidade com vaga na região.

A Folha tentou ouvir o governador José Serra (PSDB), mas foi informada de que ele não poderia comentar o assunto por estar em viagem aos EUA. A reportagem tentou, então, ouvir o governador em exercício, secretário de Desenvolvimento do Estado, Alberto Goldman, mas ele estava em uma reunião e depois não foi localizado.

SP põe 119 presas em cadeia onde cabem 12.

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir