Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 11-01-2008

Neymar estréia e mostra talento
Considerado sucessor de Robinho, garoto alvinegro faz boas jogadas e impressiona
Neymar estréia e mostra talento
Foto: Ag.

O atacante Neymar, de 15 anos, fez sua estréia na Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta quinta-feira, na vitória do Santos sobre o Barra do Garças por 5 a 1, no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, e mostrou que entende de bola.

Considerado o sucessor de Robinho, o craque-mirim é apadrinhado do Rei das Pedaladas - tem até o mesmo empresário do camisa 10 do Real Madrid -, entrou no segundo tempo e fez ótimas jogadas. Acertou dois lindos passes para os companheiros e ainda arriscou pedaladas para cima dos adversários.

Logo após a partida, Neymar admitiu que se sentiu um pouco nervoso, mas logo que deu seu primeiro toque na bola esqueceu qualquer ansiedade.

- Deu um pouco de frio na barriga, mas depois passou - comenta o jogador.

Prodígio de US$ 25 milhões

Neymar já chama a atenção no Santos desde 2004, quando tinha 12 anos. Primeiro no futsal, depois no campo, o jogador é tratado como jóia pelos dirigentes santistas. Não é para menos. O garoto já despertou a atenção de gigantes como o Manchester United-ING e o Real Madrid-ESP. Já esteve inclusive na Espanha, a convite da diretoria do Real, e conheceu o Estádio Santiago Bernabéu.

Até o momento, a diretoria santista tem conseguido segurar o jogador. Como só completa 16 anos neste ano, Neymar ainda não tem um contrato profissional, mas um acordo de cessão de imagem, mas que prevê multa de US$ 25 milhões caso algum clube queira contratá-lo. Esse contrato vence em 2015. Já o contrato profissional será estabelecido neste ano. A idéia do Santos é fazer um contrato de cinco anos, para que ele permaneça na Vila Belmiro até os 21 anos (2013).

Muita calma
Apesar de toda badalação, tanto o técnico do time sub-20 do Santos, Márcio Fernandes, quanto o Emerson Leão, comandante do time principal, ainda acham cedo para fazer previsões sobre o Neymar.

- Sem dúvida ele tem talento, mas está na Copinha para ganhar experiência, sentir como é o clima de uma equipe que já está bem próxima do profissional. Ainda tem o que evoluir - afirma Fernandes.

Leão, por sua vez, explica que a pressa pode prejudicar o garoto.

- Neymar é um atleta que está sendo preparado, tem 15 anos, é muito jovem. Não se deve vencer etapas antes da hora. A precipitação pode prejudicar o crescimento dele.

Neymar estréia e mostra talento. Considerado sucessor de Robinho, garoto alvinegro faz boas jogadas e impressiona.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir