Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 11-01-2008

Perícia na cratera do Metrô tem atraso de 5 meses
Laudos que podem determinar as causas do acidente ainda não foram finalizados
Perícia na cratera do Metrô tem atraso de 5 meses

Os trabalhos de escavação e perícia no local do desabamento das obras da Estação Pinheiros da Linha 4 (Amarela) do Metrô devem ser concluídos em março, cinco meses depois do previsto, informou o Ministério Público de São Paulo nesta quinta-feira (9). Os laudos que podem determinar as causas do acidente serão finalizados em duas datas. Em abril, fica pronto o laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e, em agosto, o do Instituto de Criminalística (IC).

O cronograma determinado pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) previa o fim dos trabalhos na cratera até 17 de outubro. De acordo com o MP, o Consórcio Via Amarela já justificou 73 dias de atraso e os motivos foram aceitos pelo IPT. Caso a justificativa seja rejeitada, a empresa está sujeita a uma multa diária de R$ 70 mil.

O promotor Arnaldo Hossepian Júnior, responsável pela investigação criminal do acidente, diz que o trabalho de escavação e perícia exige cuidado e segurança. "Em geral, [os atrasos] são por motivos de aprimoramento das investigações e reforço da segurança. Estamos falando de uma questão que envolve pessoas. Imagine se um obreiro trabalhando lá sofresse uma queda e sucumbisse. Quem seria responsável pela morte dele?", afirmou.

Hossepian afirma que deve entregar a denúncia à Justiça no meio do ano e que dificilmente não haverá responsabilidades criminais no acidente. O promotor investiga, principalmente, se houve imprudência, negligência e imperícia que podem ter levado ao acidente. De acordo com ele, uma das poucas certezas que o MP já tem é que havia uma instabilidade no terreno na semana anterior ao acidente.

A notícia sobre a instabilidade motivou uma reunião no dia 11 de janeiro, véspera do acidente, que determinou o reforço nas paredes da estação. O MP ainda apura se os trabalhos no canteiro deveriam ter sido suspensos, já que até explosões ocorreram na manhã do dia 12 de janeiro, horas antes do desabamento. O promotor ponderou que, por enquanto, não é possível determinar responsáveis.

Perícia na cratera do Metrô tem atraso de 5 meses.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir