Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-01-2008

Superdotado de 14 anos passa no vestibular da UFPR
Charles Reis Ribeiro tamb�m foi aprovado no processo seletivo da PUC-PR.
Superdotado de 14 anos passa no vestibular da UFPR
Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O estudante paranaense Charles Reis Ribeiro, de 14 anos, foi aprovado na primeira chamada do vestibular 2008 da Universidade Federal do Paran� (UFPR). O adolescente, que foi identificado como superdotado ainda crian�a, tamb�m foi aprovado no vestibular da Pontif�cia Universidade Cat�lica do Paran� (PUC-PR).

Charles foi aprovado no curso de Ci�ncia da Computa��o, com entrada no primeiro semestre de 2008. A matr�cula para esse curso ser� feita no dia 28 de janeiro.

Se quiser se matricular, no entanto, Charles ter� de entrar com uma a��o na Justi�a, pois terminou o 1� ano do ensino m�dio em 2007. A UFPR exige que o aluno aprovado apresente o certificado de conclus�o do ensino m�dio no ato da matr�cula.

Em entrevista anterior ao G1, concedida na ocasi�o em que Charles foi aprovado no vestibular da PUC-PR, a m�e do menino disse que ele prestou vestibular sabendo que a universidade exigia o certificado de conclus�o do ensino m�dio.

"Ele se inscreveu ciente deste problema, ele sabia que estava correndo esse risco. Se ele passar no vestibular, vamos tomar as provid�ncias necess�rias", disse � �poca F�tima Mendes Rissato, 44 anos, m�e de Charles.

Ele j� est� matriculado na PUC-PR
Z�nia Di�rio, gerente do Programa Bom Aluno (que mant�m o estudante em escola particular e oferece todo o apoio pedag�gico e psicol�gico), disse que Charles pretende cursar Engenharia da Computa��o na PUC-PR , e n�o o curso de ci�ncia da computa��o na universidade federal. "O interesse dele � estudar engenharia. Ele prestou o vestibular da UFPR como treino", afirmou.

Segundo Z�nia, o estudante est� matriculado na PUC-PR, mas ainda precisa apresentar o certificado de conclus�o do ensino m�dio, que a universidade tamb�m exige. "O Charles vai passar por uma s�rie de avalia��es, inclusive em outras escolas, para concluir o ensino m�dio", disse.

De acordo com Z�nia, se Charles conseguir a documenta��o, o programa Bom Aluno vai arcar com todas as despesas necess�rias para mant�-lo na universidade. "Vamos pagar a mensalidade, vamos comprar livros, arcar com o transporte, alimenta��o. A fam�lia n�o ter� gasto nenhum, pois o objetivo do nosso programa � oferecer oportunidades para bons alunos", disse, acrescentando que talvez seja necess�rio entrar com uma a��o judicial para prorrogar o prazo de entrega da documenta��o.

Z�nia afirmou que apesar de ter apenas 14 anos, Charles tem maturidade suficiente para cursar o ensino superior. "O programa avalia n�o apenas a superdota��o, mas tamb�m as condi��es psicol�gicas do aluno. O Charles est� preparado pois sempre teve acompanhamento pedag�gico e psicol�gico para isso".

O estudante tamb�m tem uma avalia��o feita pelo Instituto para a Otimiza��o da Aprendizagem (Inodap), �rg�o credenciado na Associa��o Brasileira de Superdota��o e respons�vel pelas avalia��es de superdota��o de Charles.

"O Bom Aluno tem cerca de 1.000 alunos no pa�s. E posso dizer que o Charles � um dos poucos no Brasil que est� enfrentando uma situa��o dessas", afirmou Z�nia.

Quando crian�a, quis um dicion�rio
A superdota��o de Charles foi percebida por causa das atitudes diferenciadas na inf�ncia. Antes dos 4 anos de idade ele j� sabia ler e escrever algumas palavras. Aos 5 anos, na pr�-escola, dava opini�es durante as aulas e apresentava comportamento diferenciado dos colegas. Da 1� � 4� s�rie do ensino fundamental, achava entediante as aulas e j� sabia de cor a tabela peri�dica de qu�mica - disciplina que n�o fazia parte do curr�culo das aulas.

"Ele sempre quis comprar livros e mapas. Adorava decorar os nomes dos pa�ses e suas capitais. N�o queria brinquedos como os outros garotos da idade dele, como bolas e carrinhos. Quando ele tinha 7 anos, ele pediu de presente um dicion�rio", contou a m�e de Charles, que � professora de pintura em tecido. Segundo F�tima, logo depois Charles quis um dicion�rio de ingl�s e outro de espanhol. Autodidata, aprendeu o vocabul�rio das l�nguas sozinho.

Quando cursava a 7� s�rie, ainda em um col�gio p�blico de Curitiba, Charles foi encaminhado para o projeto "Bom Aluno", que tem como objetivo incentivar alunos de baixa renda a estudar. Gra�as ao programa, Charles conseguiu uma bolsa de estudos integral no col�gio Bom Jesus, onde ainda estuda.

"Desenvolvi o gosto pela leitura muito cedo e sempre quis me aprofundar nos estudos. Em vez de brincar, preferia ficar em casa estudando. No come�o, achava as aulas entediantes porque eu sabia todo o conte�do. Sofria muito por causa disso, os colegas me zoavam. Atualmente fa�o terapia e j� sei lidar um pouco melhor com a superdota��o",

Superdotado de 14 anos passa no vestibular da UFPR.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir