Categoria Policia  Noticia Atualizada em 11-01-2008

Rebeca é indiciada por falsidade ideológica
Se for condenada, nadadora brasileira pode pegar um de reclusão
Rebeca é indiciada por falsidade ideológica
Foto: Fernando Maia

A nadadora Rebeca Gusmão foi indiciada por falsidade ideológica, pelo caso de fraude em exame antidoping realizado durante o Pan do Rio. O Ministério Público decidiu encaminhar o caso à Justiça após analisar o relatório de investigação feito pelo delegado Marcos Cipriano. Se for condenada, a brasileira, que segue suspensa temporariamente pela Federação Internacional de Natação, pode pegar um ano de reclusão.

- Ela é a única pessoa que não tem como dizer que não sabia que o material colhido não era dela - afirmou o promotor responsável pela denuncia, Alexandre Murilo Graça, em nota oficial divulgada nesta sexta.

Neste momento, a denúncia apresentada pelo Ministério Público está no Fórum da Capital para distribuição e apreciação judicial.

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o delegado que investigou o caso, Marcos Cipriano, falou sobre a decisão do Ministério Público.

- Com base no relatório que eu encaminhei, o Ministério Público pode denunciar diretamente. Provavelmente, o promotor se convenceu que a Rebeca é mesmo culpada. E, depois que o Ministério Público denuncia, vira uma ação penal, saindo da esfera da Polícia e virando um processo criminal mesmo - disse.

O delegado explicou que, diferentemente da decisão do Ministério Público, ele preferiu não indiciar ningém após ouvir a primeira série de depoimentos.

- Eu encaminhei o relatório ao Ministério Público sem indiciar ninguém porque eu não formei juízo de valor. Achei que o caso fosse voltar para as minhas mãos, inclusive, para ouvir novamente o médico Eduardo de Rose, já que os depoimentos levantaram muitas dúvidas sobre ele - avalia.
Rebeca Gusmão foi indiciada pelo Ministério Público por causa de uma fraude durante o Pan do Rio. Amostras de urina de dois exames que deram negativos de Rebeca (12 e 18 de julho) revelaram duas urinas diferentes. O caso foi entregue pelo Comitê Olímpico Brasileiro à Polícia. Em dezembro, o delegado Marcos Cipriano ouviu os principais envolvidos no caso, mas entregou o relatório ao Ministério Público sem indiciar ninguém.

Além do caso de fraude, a nadadora brasileira foi pega em dois exames antidoping. Entretanto, os dois continuam sem resolução. O primeiro resultado positivo de Rebeca para testosterona, em exame realizado em maio de 2006, foi divulgado apenas em setembro de 2007. Divergências entre o laboratório Armand Frappier, em Montreal, no Canadá, e a nadadora seriam os motivos para o adiamento do julgamento, que ainda não tem data marcada.

Logo depois, a Federação Internacional de Natação (Fina) divulgou o resultado positivo de Rebeca para a mesma substância em exame realizado no primeiro dia do Pan, 13 de julho, e enviado para o laboratório de Montreal. O resultado da contraprova também deu positivo.

Rebeca é indiciada por falsidade ideológica.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir