Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-01-2008

Farc: Clara Rojas diz que tentou fugir junto com Ingrid
A advogada colombiana foi libertada pelas Farc na quinta-feira(10)
Farc: Clara Rojas diz que tentou fugir junto com Ingrid
Foto: AFP

A ex-ref�m colombiana Clara Rojas, libertada quinta-feira (10) pela guerrilha das Farc, revelou nesta sexta-feira 911) que tentou fugir de seu cativeiro junto com a franco-colombiana Ingrid Betancourt, mas que as duas se perderam na selva.

"Planejamos a fuga, e aproveitamos a primeira oportunidade que tivemos para escapar", relatou Clara Rojas em entrevista � r�dio colombiana La W.

"N�o conseguimos ir muito longe porque fugimos de noite e nos perdemos", acrescentou.

Clara Rojas foi libertada quinta-feira pelas For�as Armadas Revolucion�rias da Col�mbia (Farc) junto com a ex-parlamentar Consuelo Gonz�lez depois de passar seis anos em cativeiro. Ela havia sido seq�estrada junto com a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt em fevereiro de 2002.

Medo
Ela contou que para amedrontar os ref�ns e faz�-los desistir da id�ia de fugir, os guerrilheiros lhes mostravam nos acampamentos os animais com os quais se deparariam na selva.

"Eles nos assustavam com tar�ntulas e cobras, e nos contavam hist�rias de pessoas que tinham se perdido na selva", declarou.

Clara Rojas revelou que mesmo assim, v�rios ref�ns das Farc tentaram fugir.

Quando recapturados, os ref�ns eram castigados pelos guerrilheiros, que os acorrentavam. "Os que tentavam fugir ficavam acorrentados durante 15 dias seguidos, e depois s� na hora de dormir", relatou.

Clara Rojas diz que tentou fugir junto com Ingrid Betancourt.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir