Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-01-2008

Bush acusa Irã de patrocinar o terrorismo no mundo
Presidente norte-americano discursou em visita aos Emirados Árabes
Bush acusa Irã de patrocinar o terrorismo no mundo
Foto: Reuters

O presidente norte-americano, George W. Bush, acusou neste domingo (13) o Irã de ser o "principal estado que patrocina o terrorismo no mundo", durante discurso em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O presidente chegou neste domingo ao país como parte de sua visita oficial no Oriente Médio e Golfo Pérsico.

Bush afirmou ainda que "as atitudes do Irã ameaçam a segurança de todos os países", e pediu que o regime de Teerã "escute o desejo" do povo iraniano.

Bush, que visitou até agora Israel, Cisjordânia e Kuwait, deve viajar na segunda-feira (14) a Dubai, onde se reunirá com empresários locais, antes de seguir para a Arábia Saudita e o Egito.
O ministro de Assuntos Exteriores dos Emirados, o xeque Abdullah bin Zayed al-Nahyan, chamou de "histórica" a visita de Bush ao país, e elogiou as "sólidas" relações com Washington nos âmbitos político, econômico, militar e cultural.

As autoridades locais adotaram medidas de segurança sem precedentes para receber o presidente dos Estados Unidos.

As medidas são notadas sobretudo nas estradas entre o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi e o centro da capital, onde foram enviados de forma incomum centenas de efetivos da polícia e do exército.

Em algumas avenidas estão estacionados desde o começo da manhã dezenas de veículos blindados e outros automóveis das forças especiais e antiterroristas.

Os Emirados Árabes são um dos países mais seguros da região, e nunca foram palco de grupos extremistas ou alvos de ações terroristas.

A segurança foi reforçada em todos os estados árabes incluídos na viagem de Bush, especialmente após a recente chamada da al-Qaeda a seus simpatizantes na região para que não recebam o governante americano "com flores, mas com bombas e carros-bomba".

Bush acusa Irã de patrocinar o terrorismo no mundo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir