Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-01-2008

Secretaria confirma morte por febre amarela em GO
Jovem de 24 anos, cujo nome n�o foi divulgado, morreu no dia 2 de janeiro.
Secretaria confirma morte por febre amarela em GO

A Secretaria Estadual de Sa�de de Goi�s divulgou, na tarde desta segunda-feira (14), que o paciente morto no dia 2 de janeiro em Goi�nia estava mesmo com febre amarela. O exame sorol�gico preliminar do rapaz de 24 anos, cujo nome n�o foi divulgado, foi feito pelo Laborat�rio Central de Goi�s (Lacen).

Ainda segundo a secretaria, ele n�o era vacinado contra a doen�a e a teria contra�do na zona rural goiana. Nesta ter�a-feira (15), devem ser divulgados os resultados dos exames de sorologia do espanhol Salvador Peres e da aposentada Maria Geraldina da Silva, que tamb�m morreram com suspeita da doen�a.

De acordo com o �rg�o, existem neste momento em Goi�s nove casos suspeitos da doen�a sob investiga��o.

Na noite desta segunda-feira, em nota divulgada � imprensa, o Minist�rio da Sa�de informou que encaminhar� um novo lote de 2,2 milh�es de vacinas de febre amarela at� o final da semana para Goi�s, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

No Distrito Federal, h� mais um caso de suspeita de febre amarela. Um paciente de 44 anos, internado na UTI do Hospital Anchieta, em Taguatinga, cidade-sat�lite a 30 quil�metros de Bras�lia, est� em estado grave, com insufici�ncia renal e hep�tica. Segundo o coordenador m�dico do Hospital Anchieta, Roberto Valente, o paciente apresenta "hist�ria cl�nica compat�vel com a febre amarela".

O paciente, que n�o era vacinado contra a febre amarela, passou o r�veillon em uma fazenda pr�xima ao munic�pio de Abadi�nia (GO). Ele foi internado uma semana depois e, no �ltimo s�bado (12), foi transferido para a UTI devido � r�pida piora no estado de sa�de. "� um quadro t�pico de febre amarela", afirmou Roberto Valente. Segundo ele, o caso do paciente � semelhante ao de Graco Abubakir, 38, morador de Bras�lia que morreu na �ltima ter�a-feira (8) v�tima de febre amarela.

Abubakir esteve na regi�o de Piren�polis (GO) e chegou ao Hospital Santa Luzia no �ltimo dia 4 com febre alta, dor de cabe�a e dor no corpo. Posteriormente, foi internado na UTI com insufici�ncia hep�tica e renal, sintomas semelhantes ao do paciente internado no hospital Anchieta.

N�o existe risco de epidemia"

Em pronunciamento em cadeia de r�dio e TV na noite deste domingo (13), o ministro da Sa�de, Jos� Gomes Tempor�o, buscou tentar "tranq�ilizar" a popula��o brasileira sobre o risco de epidemia de febre amarela no pa�s.

"N�o existe risco de epidemia", avaliou o ministro da Sa�de. Ele lembrou que, apesar da exist�ncia de 24 notifica��es pelas secretarias de Sa�de, sendo dois casos confirmados (um em Bras�lia, que resultou em morte; e outro de uma moradora de S�o Paulo - que evoluiu para cura) e outros cinco descartados, o Brasil n�o tem casos de febre amarela desde 1942. H� ainda 17 casos sendo investigados.

"Os casos registrados de l� para c� foram todos de febre amarela silvestre, ou seja, de pessoas que contra�ram a doen�a nas florestas", disse ele no pronunciamento.

Secretaria confirma morte por febre amarela em GO.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir