Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-01-2008

Farc: Ex-refém traz cartas de prisioneiros
Ex-deputada deixou Caracas com provas de vida de outros oito seqüestrados
Farc: Ex-refém traz cartas de prisioneiros
Foto: AFP

A ex-congressista colombiana Consuelo González, libertada na última quinta-feira pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), após passar seis anos em cativeiro, voltou nesta segunda-feira (14) para Bogotá, procedente de Caracas, levando consigo provas de vida de outros oito seqüestrados.

Consuelo, de 57 anos, chegou ao aeroporto internacional Eldorado às 19h25 (22h25 de Brasília) e foi recebida por familiares dos reféns, ansiosos pelas provas de que continuam vivos.

"Quero dizer ao povo colombiano que estou imensamente emocionada de voltar livre para minha pátria", disse ela, em uma rápida entrevista coletiva no aeroporto, onde desembarcou junto com suas duas filhas e outros parentes.

"Trago uma mensagem de amor dos meus companheiros que ficaram na selva, uma mensagem de esperança, de fé e de confiança, uma mensagem que vai nos permitir convocar e integrar todas as forças do país para que consigamos uma estratégia conjunta para a libertação dos seqüestrados", completou.

Os demais reféns "continuam esperando um acordo entre o governo e as Farc para regressar com vida", declarou ela.

"Eu peço a todos que ponham a mão no coração para que compreendam a situação que esses colombianos e suas famílias estão vivendo", destacou.



A ex-deputada, seqüestrada em 10 de setembro de 2001, foi entregue ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha e a uma delegação do governo venezuelano em um ponto da selva no departamento de Guaviare (sudeste), de onde foi levada para Caracas. Lá, ela encontrou sua família e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que intermediou sua libertação.

A ex-parlamentar foi recebida, entre outros, por familiares do ex-governador do departamento de Meta Alan Jara e do coronel da Polícia Luis Mendieta, também reféns.


"Soubemos que ela tem cartas e fotografias do meu pai. Esperamos nos reunir esta noite com ela para que nos entregue as cartas", disse Felipe Jara, lembrando que há cinco anos e meio não tem qualquer prova de vida de seu pai.

Ex-refém das Farc traz cartas de prisioneiros.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir